» » » » » Cobra Papagaio – É Venenosa? Confira as Características

Cobra Papagaio – É Venenosa? Confira as Características

A cobra papagaio é conhecida popularmente também por araramboia, periquitamboia, arauemboia, jiboia-verde, píton-verde-da-árvore e boa-arborícola-esmeralda. A cobra papagaio pertence ao gênero Collarus, a família Boidae e o seu nome científico é Corallus caninus. Ela vive em regiões da América do Sul, principalmente na floresta amazônica e é considerada uma das cobras mais belas do mundo.

Cobra-papagaio

Leia também:

Cobra papagaio é venenosa?

A cobra papagaio não é venenosa. Ela possui o tipo de dentição áglifa, ou seja, dentes maciços que não contém aparelho inoculador de veneno e por isso ela não é considerada uma serpente peçonhenta.


Mas, apesar de não ser venenosa, sua mordida pode causar danos como dor, inchaço e vermelhidão no local atingido pela mordida.

Características da cobra papagaio

A cobra papagaio possui um corpo brilhante com coloração verde, barras transversais na cor branca ou preta e o ventre amarelado. A cabeça da cobra papagaio apresenta um formato triangular e ela pode medir mais de 1,50 metros de comprimento.

Possui hábitos noturnos e herbícolas, por isso costuma passar a maior parte do tempo pendurada nos galhos das árvores. A Corallus caninus se alimenta principalmente de répteis, roedores e pequenas aves que captura e mata por constrição, ou seja, através do sufocamento.


Um fato interessante sobre a cobra papagaio é que a mesma possui uma fenda acima da sua cabeça que foi desenvolvida por ela passar muito tempo em cima das árvores. Essa fenda armazena água e por isso a cobra papagaio pode se manter por um bom tempo com ela sem precisar descer dos galhos.

Uma outra característica curiosa é que a cobra papagaio possui orifícios nos lábios inferiores e superiores da boca que tem a capacidade de captar o calor produzido pelos animais de sangue quente.

A cobra papagaio é uma serpente ovovípara, onde os ovos se desenvolvem dentro do útero da mãe e quando os filhotes nascem, poucas horas depois, já se alimentam de sapos de árvores. Durante o período de reprodução as cobras papagaios costumam tremer o corpo para aumentar a temperatura corporal e assim incubar os ovos.

Ao nascer, os filhotes apresentam uma coloração vermelha ou alaranjada com manchas brancas e só depois de seis a oito meses, em média, vão trocando de pele e adquirindo uma cor mais esverdeada, característica das araramboias adultas.

A Corallus caninus não é considerada uma cobra agressiva e consegue se camuflar muito bem em folhagens por causa da sua cor.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Colorida, Espécies, Não Peçonhentas, Verde