» » Taipan: A Cobra capaz de Matar centenas de Pessoas

Taipan: A Cobra capaz de Matar centenas de Pessoas

A Cobra Taipan é uma espécie muito singular, principalmente quando passamos a perceber o alto grau de periculosidade que ela representa, tanto aos seres humanos quanto a demais seres vivos presentes na natureza. Abaixo, a conheça melhor:

Características gerais:

A principal característica dessa espécie é a de ser a cobra mais perigosa do mundo, ou melhor, as duas cobras mais perigosas do mundo. Isso porque a espécie é subdividida entre Taipan do interior e Taipan costeira, ambas capazes de matar sem muitos esforços.

Além disso, pode nos impactar também por características distintas que em conjunto contribuem para sua imponência, exemplo disso é o seu comprimento de cerca de 3 metros e a agilidade que possuem, tanto para a locomoção quanto para o seu bote que costuma ser certeiro.


São venenosas?

A ação do seu veneno é letal e apenas uma gota do mesmo poderia ser responsável por matar uma centena de homens adultos, o que acontece graças a sua rápida agência quando em contato com o nosso organismo, chegando ao sistema nervoso periférico e interferindo diretamente no trânsito de informações pelo nosso corpo.

Como reação, é comum que logo se enfrente questões como paradas respiratórias, além da coagulação do sangue, o que faz com que também haja o bloqueio dos vasos sanguíneos. Diante disso, faz muitas vítimas, sendo preciso ter o suporte médico necessário em até meia hora após o contato com o veneno da cobra para evitar a morte.


Habitat

A formação geográfica que marca o habitat desses animais é diversa, mas podemos nos referir principalmente a florestas nesse sentido, locais que contribuem para que vivam reclusas e assim, não vitimize tantos humanos quanto é capaz de fazer.


Podemos citar ainda que formam uma espécie terrestre, capazes de se locomover rapidamente até mesmo em solos que apresentam certa dificuldade para tanto, como áreas de dunas onde a área pode dificultar o rastejar de outras cobras.

Curiosidades


Apesar de todo o poder já conhecido do seu veneno, a Taipan possui presas pequenas e diante do tamanho, elas não conseguem injetar uma quantidade tão grande de veneno em meio ao bote. O que acontece é que a picada costuma ocorrer consecutivamente e com certa rapidez.

Isso faz com que a toxina do seu veneno seja potencializada e se responsabilize por diversos casos letais, principalmente quando nos referimos a regiões na Austrália, principal local de encontro com a mesma.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies