» » Cobra rato preto

Cobra rato preto

O cobra rato preto é um tipo de cobra não-venenosa encontrada em ambiente selvagem, principalmente nas áreas central e leste da América do Norte. Estas serpentes são de uma raça popular como animais de estimação, por isso são conhecidas em diversos países. Quando adultas, possuem tom de pele geralmente preto, com uma área branca na garganta e uma barriga branca com manchas cinzentas. São conhecidas por comer ratos e camundongos, bem como outras pequenas criaturas vivas como insetos, lagartos e esquilos, ou às vezes ovos de aves.

cobra rato preto

Como a cobra rato preto caça

A cobra rato preto é um constritora, o que significa que ele aperta a sua presa até que o animal não consegue mais respirar. Uma vez que a presa está morta, a cobra come todo. Se os ovos estão sendo consumidos, eles são engolidos inteiros também.


Ao nascer, a cobra rato preto é geralmente cinza com manchas pretas ao longo do corpo. Além da coloração preta típico, várias mutações também existem. Há duas vermelhas e brancas variedades albinas do padrão que geralmente se manifestam como manchas de vermelho ou amarelo sobre um fundo branco ou amarelo. Embora essas mutações não aparecem na natureza, essas variedades podem nascer em cativeiro.

cobra rato preto

Corpo da cobra rato preto

A serpente de rato preto pode crescer até 2,5 metros. São conhecidas por serem excelentes trepadoras, tendo a capacidade de escalar árvores sem ramos e por se esconder os buracos de árvores. São encontradas no sul da Nova Inglaterra para a Flórida e Nebraska. Preferem áreas arborizadas, e podem viver em ambas as altitudes: altas e baixas.

O sistema de defesa da cobra rato preto

A cobra rato preto é geralmente tímida, e geralmente congela ou se torce quando assustada. Mesmo quando pega, às vezes não mordem. Um dos mecanismos de defesa mais interessantes é o lançamento de um mau cheiro que espalha com o rabo na esperança de dissuadir os predadores. Estas serpentes são também conhecidas por vibrar sua cauda em folhas mortas para imitar o som feito por cascavéis e, assim, afugentar os possíveis predadores.


Quando encontrada na natureza, é  improvável que uma cobra rato preto vai tentar prejudicar um ser humano. Apesar de serem muitas vezes de tamanho intimidante e cor, essas cobras não são perigosas. Ao ar livre, pode até ser desejável manter algumas cobras rato preto em seu jardim. Enquanto eles são assustadoras para algumas pessoas, são um excelente meio de  controle de pragas e uma parte importante de muitos ecossistemas.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies