» » A serpente do leite

A serpente do leite

A serpente do leite, Lampropeltis Triangulum, é uma espécie de serpente encontrada em diversos loais do mundo. Geralmente chega aos 9o cm, embora possa atingir comprimentos até 132 cm. Seu corpo tem um padrão colorido característico, geralmente cinza claro ou bege com  manchas em tom marrom, amarelo, laranja, vermelho, ou manchas brancas cercadas por bordas pretas ou coloridas em suas costas. Manchas menores da mesma linha de podem surgir, formando um padrão axadrezado preto e branco irregular.

serpente do leite

Características da serpente do leite

A serpente do leite recebe o seu nome por conta de um conto popular de idade. Segundo uma estória contada por antigos povos norte americanos, esta serpente especial iria beber o leite das vacas e lactantes até que que estivessem secos. Mesmo que seja um conto mentiroso, o nome pegou.

serpente do leite está coberta de escamas lisas, dando-lhe uma aparência tipicamente brilhante. Suas cores exatas dependem de qual das 25 subespécies conhecidas ela pertence, com machos e fêmeas que não tenham o dimorfismo sexual na cor. A aparência da serpente pode ser semelhante a cobra coral, mas a serpente do leite tem uma distintivo cor clara Y ou remendo em forma de V em sua cabeça. Esta adaptação pode, por vezes, proteger a cobra dos predadores.

serpente do leite


Habitat da serpente do leite

Os locais em que podemos encontrar a serpente do leite variam e incluem tipicamente decídua e bordas da floresta de coníferas, florestas de madeira tropicais, rios, pântanos, florestas, pradarias, savanas, encostas rochosas, áreas agrícolas e áreas suburbanas. Podem ser encontrados na maioria das áreas a leste das Montanhas Rochosas nos Estados Unidos, no Canadá, e em áreas não áridas do México e na América Central.

Alimentação das serpente do leite 

As serpentes do leite recém-nascidas se alimentam principalmente de outras cobras pequenas. Mas a principal fonte de alimento do adulto é de pequenos roedores como camundongos, ratos e ratazanas. Desta forma, ela pode beneficiar os seres humanos porque tendem a matar os roedores que se escondem em celeiros e em torno de zonas de lixo. Elas ocasionalmente comem aves, ovos de aves, rãs, peixes, insetos, minhocas, lesmas, lagartos, outras cobras e ovos de cobra também.  Como um animal essencialmente noturno, são raramente vistas por seres humanos durante o dia.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies