» » Cobra negra de Barriga vermelha e suas Características

Cobra negra de Barriga vermelha e suas Características

Abaixo, poderá conhecer melhor a Cobra negra de Barriga vermelha, uma espécie singular e repleta de características que a fazem única, sendo possível a identificar rapidamente pela aparência e podendo ter em mente todas as informações abaixo, confira:

Características gerais:


Marcada sobretudo pela sua coloração preta marcante que dá lugar a uma tonalidade de vermelho alaranjado na parte inferior de seu corpo, essa cobra, denominada cientificamente de Pseudechis porphyriacus, é uma espécie muito singular em meio a natureza.

Dentre suas outras características, podemos perceber um comprimento médio de 1,25 metros, tendo a presença de um brilho único em grande parte do seu corpo, principalmente na exterior. Além disso, não são consideradas agressivas e costumam temer os humanos, fazendo com que possua hábitos noturnos em sua maioria.

Habitat


O local comum de habitação dessa cobra é na Austrália, principalmente na parte Leste do país. Costumam se movimentar muito nas épocas mais quentes para que se torne possível viver mais reclusa diante do período mais frio, sem a necessidade de sair constantemente em busca de alimentos.

É comum que esteja presente em áreas como florestas e pântanos, mas tem sido cada vez mais comum que ocupem também algumas áreas urbanas, havendo relatos de encontro com a cobra pelos australianos em algumas cidades ao Leste, como em Queensland.

Curiosidades

Nos últimos anos, há dados de diminuição na quantidade existente dessas cobras, o que se deve a degradação de parte do seu habitat natural e também a escassez de alguns dos animais que constituem sua alimentação, como as rãs, por exemplo.


Essa também é uma espécie marcada pelo desejo de busca por esconderijos, o que as permite se proteger e também surpreender suas presas. Dentre os locais que utilizam para esse fim, podemos citar desde troncos até águas, onde podem ficar submersas por cerca de 20 minutos.

São venenosas?


No período de 10 anos, entre 2005 e 2015, a Cobra negra de Barriga vermelha se responsabilizou por cerca de 16% dos casos envolvendo picadas de cobra na Austrália, onde seu veneno foi transmitido sem ocasionar mortes, já que ele é considerado leve em comparação a outras espécies locais.

Ainda assim, há diversos sintomas ligados ao contato com o mesmo, como dores abdominais e de cabeça, sangramentos e diarreias, além de vômitos. Os sintomas podem permanecer por uma semana e é fundamental buscar por apoio médico nesses casos.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies