» » Barata de Madagascar: A maior Barata do Mundo

Barata de Madagascar: A maior Barata do Mundo

É comum que muitas pessoas tenham nojo ou até mesmo medo de baratas, imaginem só se elas conhecessem de perto a Barata de Madagascar, conhecida por ser a maior barata do mundo, e eu arrisco dizer que a mais assustadora. Confira logo abaixo mais detalhes sobre ela:

Características gerais

Como todas as baratas, essa espécie também corresponde a um inseto, mas é claro que há detalhes sobre elas que merecem ser especificados. Inclusive, sua formação corporal propicia a locomoção em superfícies lisas, como janelas de vidro, por exemplo.


Essa facilitação acontece por conta da presença de ganchos em sua estrutura, bem como em seus pés almofadados. Falando em pés, é interessante dizer que possuem 6 pernas. Como é comum, apresenta tonalidade que varia entre o marrom e o preto, geralmente mesclando entre os tons.

Tamanho da Barata de Madagascar

Já que essa espécie impressiona pelo seu tamanho, nada mais justo que um tópico específico para te contar melhor sobre ele. Na fase adulta, elas costumam apresentar um comprimento que varia entre 5 e 7,5cm, enquanto as baratas comuns possuem, em média, 3cm.

Além da altura em si, seu corpo acompanha a ideia de grandiosidade por completo, apresentando um perfil mais robusto e imponente, capaz de causar pânico em algumas pessoas apenas por verem a sua foto. Bom, a boa notícia é que elas não podem voar, já é um bom motivo para se tranquilizar!


Habitat

Como seu nome já nos sugere, essas baratas são encontradas na Ilha de Madagascar, uma região pertencente ao sudeste africano que possui densas vegetações em sua paisagem local. Inclusive, talvez essa vegetação seja um dos motivos das baratas se manterem por lá.

Esses insetos costumam gostar do ambiente das florestas, muitas vezes sendo encontradas no chão das mesmas ou ainda em toras presentes na composição do local. Contudo, não é incomum que estejam presentes em lixos.

Barata de Madagascar como animal de estimação

Animais exóticos têm interessado cada vez mais um público singular de criadores que buscam espécies diferentes para adotarem como pets, e é claro que nesse sentido a maior barata do mundo não ficaria de fora, fazendo sucesso e sendo vendida a altos preços.


Mas, realmente, há alguns motivos que podem explicar a escolha incomum. Essas baratas são as mais limpas, não constumando se alimentar do lixo tanto quanto as demais e tenha uma melhor possibilidade de convívio em meio aos humanos.

Apesar disso, é preciso citar a necessidade de criar ambientes favoráveis para essa criação e seguir normas estabelecidas pela entidade responsável pelo trato de animais em nosso país, o IBAMA.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Diversos