» » As cobras têm dentes?

As cobras têm dentes?

A resposta imediata é sim, a função é que diferencia o que pensamos sobre o uso de sua dentição.

As maiorias dos seres que possuem dentes se utilizem destes para mastigar alimentos, e facilitar para engolir, além de no caso do espécime humana servir como um embelezador natural do Homem.

No caso das serpentes, elas costumam perder com facilidades seus dentes, e talvez por isso e por sua capacidade de se auto adaptar elas pouco dependem dos dentes, as presas que são retrateis, são muito mais uteis, mas mesmo sem muita importância o uso dos dentes na serpente é comum, pois favorecem no caso de prender a presa e auxiliar em caso de estar se alimentando.


Se elas tem dentes porque utilizamos o termo picadura de cobras e não dentadas?

Devido a localização dos dentes e o uso incomum para a espécie o temo picadura é utilizado pelo fato de as cobra inocularem seus venenos através das presas, que geralmente ficam escondidas embaixo em sua mandíbula, e ao ser acionada deixa marcas que particularizam com duas picadas, ao invés de marcas que lembram mordeduras, ondem geralmente tiram pedaços e tecidos, mesmo o Homem tem essa capacidade e força.

As cobras são seres muito pouco explorados e conhecidos, pois sempre a temos como vilã, ou inimiga, e até mesmo serve de parâmetros tais como os ditos populares.

Se alguém é muito habilidoso, o melhor no que faz, o chamamos de cobra.


Se alguém costuma fazer fuxico, falar por traz, levar informações de nós para outro o chamamos de cobra também.

Aqui podemos inclusive falar de sogras, que a tratamos injustamente (os animais claro) de cobra.

Se devermos para alguém com certeza receberá um contato de alguém que nos cobra.

Se tentarmos fazer algo, que às vezes dá certo ou não, sempre tem alguém que nos diz, “Deus não dá asas a cobra”.


Este magnifico ser, inclusive já foi retratado de varias formas por todos, o que importa é que sua existência tem um sentido e motivo, e talvez seus dentes pouco usuais e conhecidos sejam apenas um dos mistérios a ser descoberto sobre este bicho que rasteja e nos ensina algo que é muito importante. Mesmo rastejando ele alcança tudo o que pretende e precisa, enquanto o Homem deseja mais e não sabe o que fazer quando o conquista.

Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Dúvidas