» » Jiboia de Madagascar: Características e curiosidades

Jiboia de Madagascar: Características e curiosidades

A Jiboia de Madagascar é uma espécie repleta de peculiaridades, sendo interessante conhecer as mesmas, principalmente caso você seja um amante do mundo animal assim como eu. Abaixo, confira as principais informações sobre ela:

Características gerais:


Podendo alcançar cerca de 3 metros de comprimento, é inegável o quanto a Jibóia de Madagascar, de nome científico Acrantophis madagascariensis, chama atenção pela sua grandiosidade, ao mesmo passo em que causa certo receio pelo mesmo motivo.

Marcada pela sua tonalidade escura e manchas mais claras que acabam se mesclando, esse animal possui ainda ossos consideravelmente alongados e a apresentam a curiosa capacidade de se moverem lateralmente, contribuindo para que sejam rápidos inclusive no seu bote.

São venenosas?


Apesar da imponência apresentada em meio a natureza, a Jiboia de Madagascar não é considerada uma cobra venenosa, mas ainda assim sua força é notável e contribui para que seja vista como uma boa predadora, sobretudo pela agilidade nesse sentido.

Diante disso, mata suas vítimas por meio do processo denominado de constrição, onde seu corpo é envolto em suas vítimas, no geral pequenos mamíferos, e assim eles são mortos através de asfixia, havendo poucas ou nenhuma possibilidade de defesa.

Habitat

Como é de se imaginar pelo seu nome, a Jiboia de Madagascar normalmente presente em Madagascar, país pertencente a África oriental onde o clima tropical contribui para a sobrevivência das mesmas, considerando que gostam de vivências atreladas a ele.


Além disso, é comum que sejam encontradas em florestas tropicais, regiões úmidas que ao mesmo tempo enfrentam altas temperaturas e grandes precipitações de chuva, criando um habitat diferenciado para as mesmas.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies