» » Jiboia Arco-íris: Características e Curiosidades

Jiboia Arco-íris: Características e Curiosidades

O universo das cobras é muito vasto, e é sempre tempo de buscar conhecer novas espécies. Nesse post, vamos te contar sobre a jiboia arco-íris e tantas das suas características que permitem que a identifique e perceba o quanto é singular.

Explicação do nome Jiboia Arco-íris

Essa espécie é nomeada dessa maneira por possuir, aliada a sua tonalidade marrom, um toque furta cor que permite que todas as cores do arco-íris acabem sendo refletidas em sua pele de acordo com sua movimentação.


Isso acontece por conta de uma estrutura que faz com que a luz solar seja refletida, um efeito muito similar ao que acontece com a água que fica acumulada nas ruas logo após a chuva, gerando também um arco-íris.

Características da Jiboia Arco-íris

A Jiboia Arco-íris é vista predominantemente na América do Sul, em países como Venezuela, Colômbia e também Brasil, mais especificamente na região amazônica. Além disso, também é possível avistar essa espécie na América Central.

Elas incluem o grupo da família Boidae, assim como uma outra espécie provavelmente já bem conhecida por você, a sucuri. Apesar de encantar pela tonalidade que pode apresentar, em alguns casos o seu tamanho também chama atenção, podendo chegar a cerca de 2 metros de comprimento.


Curiosamente, apesar da luz solar favorecer sua beleza singular, costumam possuir hábitos noturnos e preferirem ficar escondidas durante o dia. Apesar de não possuirem veneno, são certeiras em seu botes e dentre suas presas mais comuns, estão principalmente os pequenos mamíferos.

Tráfico de Jiboia Arco-íris

Toda a sua beleza chama tanta atenção que, apesar de não estar sendo considerada em extinção, há um eminente risco disso acontecer em um futuro próximo. Em muitos casos, ela é retirada do seu habitat natural para ser criada longe dele como animal de estimação.

Apesar de haverem criadores autorizados, muitas deles não são e acabam financiando o tráfico de animais, negócio ilegal que contribui para que muitas cobras sejam criadas por pessoas que não entendem os cuidados necessários para o feito.


Curiosidades:

  • Fêmeas podem dar a luz a até 22 filhotes de uma vez;
  • As cobras enxergam apenas em tons de verde e azul;
  • Elas vivem tanto nas árvores quanto na terra;
  • É comum que essa cobra mate as presas por asfixia.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies