» » Cobras comem seus próprios ovos

Cobras comem seus próprios ovos

Os humanos são bons apreciados de ovos de cobra, você sabia? Além de um sabor exótico, os ovos de cobra oferecem uma boa quantidade de nutrição para o homem. Mas como são objetos raros na natureza, não são comuns em restaurantes ou a venda no mercado. Mas os maiores apreciados mesmo dos ovos de cobra são as próprias cobras, que adoram se alimentar de ovos seus ou de mães que deixaram os ninhos por ai. 

ovos de cobra

Por que as cobras comem ovos de cobra?

As cobras comem os ovos das próprias ninhadas ou de outras. Por que? Poderíamos responder de duas formas: elas são oportunistas e precisam da nutrição. Falando do oportunismo da cobra, elas não costumam ir muito longe para caçar quando sua nutrição básica está com taxas baixas.


É por isso que assim que dão a luz acabam por comer alguns dos seus filhotes, no caso das cobras que não colocam ovos. Estas se sentem tão cansadas pela gestação e após o parto que precisam repor as energias, e por isso acabam por comer seus próprios filhotes que estão próximo e são presas fáceis. Mas não se espante: no reino animal não existe o afeto do humano com pais e filhos e laços sanguíneos não valem nada.

ovo de cobra

Além do oportunismo, um dos motivos sérios pelos quais as cobras comem seu próprio ovo é porque precisam mesmo do nutriente, ou elas ficam fracas e lentas e são presas fáceis para outros animais. Muitas cobras incluem na sua dieta ovo, que é um alimento rico e que não oferece grande resistência. Facilita suas chances de sobrevivência diante de uma caça e diminuem os riscos diante de predadores de maior porte. 

As cobras de cativeiro também costumam comer seus ovos, por isso o acompanhamento dos donos ou biólogos deve ser constante para prevenir que a ninhada seja afetada, caso seja este o intento.


Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Dúvidas