» » Python bola: Características e informações

Python bola: Características e informações

Muita gente já entende que Python é uma cobra, mas há diversos tipos da mesma que merecem ser devidamente conhecidos, como é o caso da Python bola, sobre a qual poderá entender melhor abaixo, em meio a valiosas informações:

Características gerais:


Python é um tipo de cobra já bem conhecido e quando falamos especificamente da Python bola, estamos nos referindo a uma de suas menores espécies. Possui esse nome justamente porque a bola é o formato ao qual aderem diante de possíveis ameaças, em busca por proteção em meio a natureza.

Essa tática de defesa é utilizada por diversas espécies mas a Python bola se tornou marcante por conta dela em especial, já que assim conseguem ser roladas ou lançadas, evitando que seja atacada por possíveis predadores. Além disso, costumam ter no máximo 1,50 metros de comprimento e um corpo redondo após a devida alimentação.

Habitat


A Python bola é uma espécie comum do continente africano, presente sobretudo nas regiões da África Ocidental e Central, correspondendo a países como Nigéria, Guiné, Serra Leoa, Uganda e o Benin, dentre outras nações.

Vale frisar que são também facilmente adaptáveis a diferentes experiências climáticas, podendo habitar desde as Savanas até Selvas, ou seja, podem estar presentes tanto em locais extremamente secos quanto naqueles que possuem chuvas abundantes.

Curiosidades

Apesar de causar curiosidade e poder encantar pessoas ao redor de todo o mundo, a Python bola ganha um sentido ainda mais especial na região Sudoeste da Nigéria, onde são consideradas verdadeiros símbolos da terra e tratadas até mesmo com certa devoção.


Por lá elas não poder ser machucados e pelo contrário, são muito respeitadas. Nessa área, onde estão as comunidades chamadas de IGBOS, é comum até mesmo que sejam construídos pequenos caixões quando essas são encontradas mortas, geralmente por razões não intencionais, como acidentes.

São venenosas?


Essa não é uma serpente venenosa, o que colabora também para que estejam entre as mais procuradas para serem criadas como animais domésticos, isso porque são receptivas ao contato humano e se adaptam de forma tranquila a novos contextos.

Nesse sentido, podemos dizer também que são cobras tranquilas, a menos quando se sentem ameaçadas e pode passar a morder até mesmo seus cuidadores, por isso é importante estar atento a forma de cuidar de uma cobra como essa antes de ter uma em casa.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies