» » Cobra cabeça de peixe

Cobra cabeça de peixe

Um cobra cabeça de peixe é um dos predadores de água doce de grande porte nativo da África, Malásia, Indonésia e outras partes do mundo. Há 28 variedades de cobra cabeça de peixe. A cobra cabeça de peixe é importada para os EUA como alimento de peixe  e também para o comércio de aquários e também como animais de estimação.

A cobra cabeça de peixe é única em vários aspectos da maioria dos outros peixes. Similar em tipo de corpo a uma enguia muscular, algumas variedades podem crescer até 1,2 metros de comprimento, enquanto muitas outras amadurecem  até 12,7 centímetros apenas.

Diferenciais da cobra cabeça de peixe

A cabeça da cobra cabeça de peixe é plana com boca com dentes, daí o seu nome. O que faz esta cobra tão singular, porém, é o seu apetite voraz e sua habilidade para respirar ar. Na verdade, a cabeça de cobra pode viajar distâncias curtas em toda a terra e viver por até três dias fora de água! Ele vai comer peixe de tamanho igual a si mesmo e vai comer pequenos mamíferos também. Há ainda relatos na Ásia de snakeheads atacando e matando seres humanos.

Os ricos da cobra cabeça de peixe nas águas do mar

Esta cobra é extremamente adaptável a diversos climas, incluindo as águas frias. Adaptabilidade, apetite carnívoro e  falta de inimigos naturais e habilidade de andar pela terra também tornam esta cobra ameaça real para a navegação EUA e espécies nativas de peixes e anfíbios. Raças tropicais e subtropicais desta cobra podem representar uma ameaça adicional a vias navegáveis mais quentes como as da Flórida e do Havaí.


Muitas pessoas percebem o impacto ambiental de lançar um animal de estimação ou um estabelecimento de comida em águas onde a cobra cabeça de peixe não é nativa. Com inimigos não naturais em águas, os hábitos de reprodução da cobra cabeça de peixe são potencializados e ela reproduz muito mais, se tornando uma praga.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies