» » Jararaca-caiçaca: Poderosa cobra presente no Brasil

Jararaca-caiçaca: Poderosa cobra presente no Brasil

As cobras são, no geral, animais que causam certo receio a população em mesma medida que nos provocam também curiosidades. Logo abaixo você conhecer melhor a Jararaca Caiçara e os mais diversos detalhes que se tem sobre si.

Características gerais


Com uma tonalidade que sofre variações entre o marrom claro e o verde, a Jararaca-caiçara possui ainda a presença de formações triângulos mais escuros ao longo do seu corpo, característica que torna a espécie marcante, justamente com o tom amarelado do seu ventre.

Para além disso, sua estatura é considerada mediana, uma vez que apresenta cerca de 1 metro em seu comprimento, podendo haver pequenas oscilações quanto a esse dado, mas não sendo comum que ultrapassem 1,20m. Um dado interessante dentre suas características é também a capacidade da fêmea cerca de 15 filhotes em apenas uma vez.

Habitat


Essa espécie costumar ocupar espaços terrestres, sobretudo florestas fechadas por ser possível encontrar nesses lugares a umidade a qual privilegiam para viver. Aliás, o seu bioma preferido para habitar é o Cerrado.

Estão presentes no Brasil, principalmente nas regiões do Sudeste e Centro Oeste, mas também em países vizinhos ao nosso, como por exemplo no Paraguai, Bolívia e Argentina, de forma bem espeficamente localizada em cada um desses lugares.

Curiosidades

Um fator curioso sobre a Jararaca-caiçaca é que ela é capaz de dar botes verticais, o que propicia para que possa alcançar grandes alturas e assim, atingir parte mais altas do corpo de suas presas, estando dentre elas roedores e aves de forma mais frequente.


São também consideradas agressivas e muito disso pode se dever a perda do seu habitat natural, o que faz com que ela passe a buscar por áreas urbanas para se manter, fazendo assim com que esteja mais próxima aos humanos e tenha constantes ameaças, apesar de também ser uma.

São venenosas?


Não apenas são venenosas, como a Jararaca-caiçaca está entre as cobras mais venenosas do Brasil, uma vez que o seu veneno é repleto de substâncias responsáveis por questões como a hemorragia e a necrose do espaço que esteve em contato direto com ele.

Assim, podem atacar humanos e fazer com que se tenha que realizar a amputação de membros quando atacados, sendo agressivas e capazes de surpreender na hora do bote, que causa uma dor capaz de nos deixar imóvel por certo período.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies