» » Se cobras não tem orelhas, elas não escutam?

Se cobras não tem orelhas, elas não escutam?

Você já pensou como o perigo que uma cobra oferece é bizarro? É estranho pensar em uma algumas coisas sobre as cobras: elas são quase cegas, não mastigam, não tem pés e nem mãos e mesmo assim são consideradas como uma das líderes do grupo dos animais mais perigosos do mundo! Como? Fruto de uma genética perfeita que a natureza fornece a seus animais. Jamais pense que este animal é lento ou não pode se defender, porque é um grande erro.

Se cobras não tem orelhas, elas não escutam

Se você chamar uma cobra, ela não vai ouvir. Mas provavelmente vai olhar para trás. O processo de absorver a informação de uma cobra é diferente do humano. Não acontece como costumamos fazer, com um som sendo transformado em informação pelo cérebro e sendo interpretado como mensagem de acordo com a nossa linguagem. Ao invés disso, as cobras sentem a nossa presença. 


As cobras não possuem orelha ou ouvido, mas são sensíveis ao som. As suas escamas são naturalmente projetadas para sentir as mudanças de ondas e assim saber de onde vem o barulho. Elas podem não ter ouvido, mas podem ouvir por meio de todo o seu corpo. É por isso que elas não sabem onde exatamente você está, mas ao chamar, elas vão virar o corpo para o lado certo. Todos os sons do ambiente emitem ondas e são essas ondas que a pele da cobra capta e a informa de que há alguma coisa se movendo ao seu redor.

cobras

Outra forma usada pelas cobras de sentir a presença de outros seres é por meio das vibrações. Passos são sentidos pelas cobras que possuem uma alta sensibilidade na pele e conseguem perceber quando e como serão atacadas. Também conseguem saber o porte do animal que está a sua procura ou próximo, um ótimo mecanismo de defesa a ajudar o animal a se esconder ou sair para a caçada caso acredite que seja capaz de capturar.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Dúvidas