» » » Cobras Com Guizo – Cobras Cascavéis

Cobras Com Guizo – Cobras Cascavéis

As cobras com guizo incluem as espécies de Crolatus e Sistrurus, popularmente chamadas de cascavéis, assim como suas sub-espécies. A cobra cascavel não nasce com os guizos, eles são formados pelo acúmulo de pele no final de sua cauda durante a ecdise (troca de pele).

Nas trocas de pele de uma serpente, esta sai pelo avesso por inteiro e tem uma coloração acinzentada. Ocorre que, na cascavel, uma parte dessa pele não se solta completamente , ficando presa enrolada na ponta de sua cauda e, com o passar do tempo, essa pele acumulada resseca e forma o anel.


Ao contrário do que muito se afirma, a quantidade de guizos de uma cascavel não indica a sua quantidade de anos vividos nem o número de troca de peles, já que os anéis mais velhos também podem se perder.

Cobra Cascavel

A cobra cascavel é altamente venenosa, a segunda serpente mais peçonhenta do Brasil. O som produzido pelo seu guizo, que é parecido com o de um chocalho, serve para afugentar seus predadores. Dentre, eles, está a cobra muçurana e a cobra Coral verdadeira.

Seu veneno é muito potente e ela geralmente é encontrada em tons terrosas com manchas em forma de losangos e hexágonos pelo corpo. Ela vive em cerrados, campos e pastagens de diversas partes do Brasil.

No Brasil, existem apenas cinco subespécies de uma das 33 espécies de cascavel, todas semelhantes entre si:


  • Crotalus durissus terrificus;
  • Crotalus durissus collilineatus;
  • Crotalus durissus cascavella;
  • Crotalus durissus marajoensis;
  • Crotalus durissus ruruima.

Leia mais sobre a cobra Cascavel:

Quando em posição de ataque, a cobra cascavel se enrola e deixa o guizo em constante movimento, facilmente indicado pelo som produzido.

Elas vivem em campos abertos, secos e áreas pedregosas, têm hábitos noturnos, mas podem ser encontradas durante o dia. Chegam a medir entre 1,5 e 2 metros de comprimento e se alimentam de pequenos roedores, aves, coelhos ou lagartos.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies, Peçonhentas