Algumas pessoas já devem ter ouvido por ai falar em cobras cuspidoras ou que as cobras podem cuspir veneno. Em teoria popular ou visualmente é verdade, pois o veneno realmente sai da boca da cobra e alcança uma longa distância, mas não como você pode pensar ou como parece. Não é um cuspe, mas um truque da cobra para alcançar a sua vítima um pouco mais distante do seu ponto de ataque.
Preferencialmente as cobras sempre vão preferir enfiar as suas presas na sua fonte de alimento. Isso porque o veneno é produzido em glândulas que enviam o veneno por dentro de suas presas, os seus dentes mais proeminentes. Quando ela entra em contato diretamente com a sua presa, o veneno vai diretamente para o sistema sanguíneo da vítima e acaba por a atacar e imobilizar a vítima mais rapidamente. Mas se ela não consegue fazer isso de forma direta, acaba por usar o truque do cuspe.
Como as cobras cospem?
As cobras não cospem, pois cuspe é saliva e este é produzido pela língua. A língua da cobra não possui glândulas salivares e por isso o cuspe não existe. Mas o que elas fazem então? Ao invés disso ela força sua glândula de veneno a produzir uma boa quantidade e ejeta para fora. Visualmente parece um cuspe, mas é mais um lance de veneno para uma distância de até dois metros. Uma boa distância, não?
Isso acontece porque a cobra usa seu veneno tanto para caçar e se alimentar como para se defender. Se um animal agressor está próximo mas não a ponte de ser mordido, o cuspe faz com que sua neurotoxina chegue até o olho do agressor e pode o cegar se o tiro for certeiro. Quanto mais perto estiver do agressor melhor, mas mesmo assim ele ainda pode ir longe e com uma força bem certeira.
Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Peçonhentas