» » Veneno de cobra nem sempre é fatal

Veneno de cobra nem sempre é fatal

A maior parte das pessoas geralmente corre só em pensar que em um local pode haver cobras. Contudo, não há muito o que se assustar com isso. Muitas das picadas de cobra não são fatais e até são, mas variam em alguns pontos a serem observados para chegar a matar um humano adulto. 

veneno de cobra

O veneno de cobra age de acordo com o porte de vítima

O veneno de algumas cobras é mesmo para matar na hora e mata alguns animais. Mas com o humano é diferente. Se uma cobra morde uma ave, seu veneno é proporcional a seu corpo e agindo na sua corrente sanguínea  ele irá matar mesmo em alguns minutos, mas nos humanos não é bem assim.


A picada da cobra manda o veneno por suas presas pela corrente sanguínea. Os primeiros sintomas é a região ficar dolorida, mas os efeitos colaterais mesmo do veneno vão vir com o passar dos minutos ou horas. Quanto mais gordo e maior for o ser humano, mais o veneno vai demorar a matá-lo. Por que? Porque ele deve circular em toda a corrente sanguínea e só será fatal quando chegar ao coração e o paralisar. Ou seja: demora um tempo. Devemos então agradecer porque nosso sistema circulatório é o mais complexo dentre as espécimes vivas e isso faz com que o veneno demore bastante a chegar no coração.

cobra venenosa

Quando uma cobra mataria um humano na hora?

 O veneno de cobra pode mesmo ser fatal, mas isso depende de outras coisas como o local da mordida. Se a cobra morder na veia aorta diretamente, o veneno será fatal. Isso porque esta é a veia que leva e traz sangue diretamente do coração, onde medidos a nossa pressão arterial. Caso seja em qualquer outro vaso e na pele, o corpo ainda irá absorver e isso dará um tempo a pessoa mordida de ao menos umas duas horas para procurar veneno e medicamentos.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Peçonhentas