Você pode se deparar com uma cobra entre árvores, mas com certeza não vai ver este animal comendo plantas. As cobras são animais assustadores justamente por seus hábitos alimentares: elas só comem carne. Seja qual for a espécime ou o local de seu habitat natural do mundo, não existem cobras vegetarianas.
A dieta das cobras
Todas as cobras são carnívoras. Sua dieta inclui roedores, pássaros e ovos, mamíferos, insetos, répteis, anfíbios e peixes. O alimento principal da cobra varia de acordo com o local onde ela vive, seu habitat. Se está comumente em copas de árvores, costuma se alimentar de aves e ovos abandonados nos ninhos, por exemplo.
O uso do veneno na alimentação da cobra
Cobras venenosas matam ou paralisam suas presas injetando veneno nelas com a ajuda de suas presas. O veneno paralisa o sistema nervoso da vítima, causando hemorragia interna ou fraqueza. Outras cobras, como a anaconda ou sucuri, matam suas presas apertando-as até a morte. Estas são as chamadas cobras constritoras, como também é a jararaca.
Este aperto nem sempre esmaga os ossos da presa, mas é mais provável que ele a mate sufocando. Cobras não mastigam os alimentos, elas os engolem.
A digestão da cobra
Depois de comer a serpente permanece inativa para digerir sua comida. A digestão é uma atividade cansativa para este animal, especialmente se a vítima era grande. No processo de digestão uma cobra consome muita energia. Em algumas espécies, como a cobra cascavel do México, a temperatura do corpo aumenta cerca de 14 graus Celsius.
Se uma cobra é incomodada depois de ter comido, ela regurgita a sua refeição para escapar mais rápido, pois com o peso ela não fica tão ágil. Uma grande refeição pode manter uma cobra alimentada por muito tempo. A sucuri e a cobra píton podem ficar sem comer por até um ano se elas comeram um grande animal.
Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Alimentação