» » Os Inimigos Naturais das Cobras – Predadores de Cobras

Os Inimigos Naturais das Cobras – Predadores de Cobras

É difícil acreditar, mas as cobras têm muitos inimigos naturais e são assustadas por diversos outros animais. Grandes pássaros, javalis, guaxinins, raposas, coiotes e até mesmo outras cobras de maior porte são alguns dos perigos que a natureza apresenta para as cobras.

Os principais predadores das cobras são as aves de rapina: águias, falcões, gaviões e corujas, além de sariemas. A cobra muçurana também é uma predadora natural de outras cobras, principalmente serpentes venenosas.

A maior parte das cobras é comida já no começo de sua vida, alguns dias depois de nascidas ou enquanto ainda são jovens, pois são presas fáceis para pássaros e alguns mamíferos, como gambás e raposas. Já quando estão maiores e mais velhas seus predadores se restringem, principalmente se são muito compridas.


inimigos naturais das cobras

O homem também é um grande predador das serpentes. Seres humanos caçam cobras por várias razões. Muitas raças diferentes são capturadas e enviadas para outros países para serem vendidas em lojas de animais. Em outros casos, o ser humano mata esses animais por medo, sem saber a real importância dos mesmos para o equilíbrio do ecossistema.

Uma das maiores ameaças para a população de cobras, o mesmo que acontece com muitos outros animais, é a destruição de seus habitats naturais por seres humanos.

Como a cobra se defende de seus predadores?

As cobras têm muitas maneiras de se proteger. Sua coloração por si só já é uma ótima camuflagem e algumas cobras podem se enterrar debaixo de areia ou folhas para jamais serem vistas, ou mesmo fugir. Algumas agitam sua cauda que contém um chocalho para assustar um possível predador, enquanto outras se penduram em árvores para fugir do perigo. E algumas, as mais agressivas, atacam para se defender.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Dúvidas