» » Gambá come Cobra?

Gambá come Cobra?

Quando o assunto é o universo das cobras, é comum que a gente se interesse também pelos seus predadores, principalmente pelo das cobras geralmente possuírem venenos que podem ser nocivos para esses outros seres do nosso meio ambiente. Por isso, hoje vamos te responder uma dúvida bem comum. Afinal, gambá come cobra? Vamos lá entender esses e outros detalhes sobre a relação entre esses animais.

Gambá come cobra?

Os gambás são animais presentes aqui no Brasil e também em outros países da América do Sul, como Paraguai e Venezuela. Apenas de não serem tão vistos assim, principalmente em zonas urbanas, muito se fala sobre eles, principalmente de forma negativa. Mas se você é daquelas pessoas que possuem pavor de cobras, saiba que ele pode ser um grande amigo seu, pois sim, ele come cobras!


E se você se surpreendeu com essa resposta e está achando que ele come apenas aquelas cobras que são inofensivas, o que temos a te dizer é que errou! O gambá não somente come cobras, como também se alimenta das espécies peçonhentas desse animal. E aí, ficou curioso para entender melhor?

Gambá são imunes ao veneno da cobra?

Os estudos sobre os gambás serem ou não imunes ao veneno das cobras ainda são bem inicias, já que demanda tempo para pesquisas como essas. Mas sim, previamente já se tem dados de que há a presença no sangue dos gambás de componentes naturais a eles que acabam neutralizando as toxicas desses venenos, inclusive em espécies bem conhecidas pela força que possuem, como a jararaca.

É claro que o organismo do gambá recebe sim esse veneno, mas tem uma forma bem distinta de reagir a ele em comparação com nós, seres humanos. Isso porque eles acabam não reagindo as consequências mais graves desse contato em decorrência de proteínas presentes nos gambás que contribuem para que eles não sofram com causas como a hemorragia, nem tenham o seu sistema muscular afetado.


Inclusive, há estudos bem interessantes ocorrendo que pretendem criar soluções para mordidas de cobras em outros seres vivos, principalmente os humanos. A busca para tanto envolve um processo demorado onde se torna necessária a análise do DNA do gambá e também das suas proteínas, com o intuito de se criar um soro. Porém, alguns pesquisadores consideram que essa ideia não conseguirá ser efetivada pela dificuldade que a envolve.

Alimentação dos gambás?

Mas é claro que a base alimentar desses bichos não se resume a cobras, não sendo elas nem parte dos principais alimentos ingeridos pelos gambás. Eles costumam consumir pequenos roedores, já que são animais terrestres com hábitos de escavação e possuem boas habilidades na busca da sua própria comida.

Com isso, consomem insetos, lesmas, pássaros, roedores e até mesmo sapos. Mas além disso, possuem também uma alimentação voltada para outro sentido, com base na alimentação realizada com vegetais, frutas e ração animal. Popularmente eles são marcados por invadirem propriedades rurais e comerem galinhas, além de revirarem o lixo.


Outros animais que se alimentam de cobras

Mas além dos gambás, ainda há outros animais com os quais você pode se surpreender por baterem de frente com as cobras e se alimentarem das mesmas. Dentre os que podem ser encontrados aqui em terras brasileiras, estão as Siriemas. Outro animal bem conhecido por esse exótico consumo são os Mangustos.

Além das Siriemas, aves mais conhecidas também são marcadas por realizar esse ato. Podemos citar como exemplo para tal função os Gaviões, as Corujas e também os Falcões. Enfim, apesar de ser uma predadora e tanto a cobra também faz parte da cadeia alimentar como alvo de diversos outros animais.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Dúvidas