» » Existem serpentes vegetarianas?

Existem serpentes vegetarianas?

A alimentação faz parte do ciclo da vida e todos precisam comer para conseguir completar a fase. Com as serpentes não poderia ser diferente. Mas dizem que existem serpentes vegetarianas.

O que acha? Não, não existem. Esse são alguns mitos criados com o passar do tempo. As serpentes são carnívoras e existem espécies que só se alimentam de ovos da própria espécie, porém, elas também comem lagartos, ratos, aves e outros animais. Ficou curioso? Conheça um pouco mais sobre esse réptil solitário.

 

O ciclo de vida das serpentes

As serpentes têm crânio, maxilares, coluna vertebral com cerca de 200 ou 500 vértebras e costelas. Elas se movimentam através das vértebras que possuem projeções que fixam os musculos, além de capacidade de ondulação que facilita o rastejar ao subir em árvores e atravessar túneis e rios. As serpentes podem viver na terra e na água, no caso das marítimas.


As serpentes trocam de pele com frequência. Conhecida por ter uma audição aguçada, que detecta vibrações até mesmo no período noturno, as serpentes não têm orelhas externas, porém com ajuda de outros instintos animais, como a língua que consegue distinguir partículas de odor no ar que são enviadas a um órgão  localizado na boca que faz a identificação do cheiro reconhece seu alimento.

Algumas possuem peçonha para atacar suas presas antes de digerirem. As serpentes não mastigam, através da mandíbula flexível que se adapta ao tamanho do alimento. Após se alimentarem elas ficam cansadas devido o processo da digestão, que é muito longo, podendo até em alguns casos passar mal.

O correto é que depois de se alimentar o animal descanse e relaxe, para que possa realizar o processo digestivo do modo certo, além de absorver toda a energia que necessita para sobreviver. Para se reproduzir as cobras utilizam a fertilização interna através do hemipénis bifurcado na cauda do macho. Grande parte das serpentes colocam ovos e os abandonam no caminho, já outras os mantém no corpo até quando estão próximos de nascer.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Alimentação