» » Esqueleto de Cobra

Esqueleto de Cobra

A cobra é um animal muito conhecido no nosso país, isso com base na visão que se tem sobre ela. Contudo, há detalhes que não são conhecidos assim, curiosidades que existem e merecem ser devidamente respondidas. Por isso, hoje vamos te falar sobre o esqueleto de cobra!

Esqueleto de Cobra

Apesar da cobra parecer ter um corpo simples ao visualizarmos uma, seu esqueleto é formado por algumas subdivisões. De modo geral, é preciso saber que esse esqueleto é constituído a partir do crânio, maxilares, coluna vertebral e também costelas. Difícil de imaginar que cabe tanta coisa assim em um corpo reto e comprido, que muitas também pode ser fino e pequeno, né?


Um detalhe interessante sobre esse assunto é que a coluna vertebral das cobras costumam conter entre 200 e 400 vertebras, enquanto nós serem humanos temos apenas 33 vertebras nessa mesma área do corpo. Parece muita coisa mas é esse detalhe que facilita a locomoção desse animal, uma vez que cada uma dessas vertebras contam com duas costelas com articulações que dá força e impulsiona o movimento.

A cobra é um animal vertebrado?

Se você entende e se interessa pela área da Biologia, deve ter pensado desde o tópico acima que sim, as cobras são animais vertebrados, isso significa dizer que elas possuem espinha dorsal, ou coluna vertebral conforme nomeamos acima. Muita gente se surpreende com esse fato por conta da aparência da cobra que parece não conter muitas partes internas pela forma como se locomove e também pelo seu tamanho em alguns casos.

Sempre que essa dúvida surgir, é importante lembrar que a cobra faz parte da classificação dos repteis no reino animal, e todos os seres vivos pertencentes a esse grupo são vertebrados. Exemplos disso são crocodilos, iguanas e até mesmo tartarugas.


Qual o reino das cobras?

Talvez agora, depois de termos te especificado que a cobra se trata de um réptil, você esteja pensando sobre qual reino esse animal faz parte. A cobra faz parte do reino cordata, um filo que abrange a cerca de 45 mil espécies de seres vivos e estes são caracterizados pela presença de alguns pontos em comum, como o fato de possuírem um sistema digestivo completo, por exemplo.

Outro aspecto presente em todos os animais desse filo é a presença de notocorda, que consiste em uma espécie de fio flexível que é encontrado na região dorsal do corpo, podendo se manter presente ao longo de toda vida ou apenas em uma fase dela. Inclusive, essa é a característica que acaba gerando a nomeação do filo cordata.

Animais que não tem ossos

E é claro que deixaríamos uma curiosidade para o final, como as cobras possuem ossos a gente veio te contar exemplos de alguns dos animais que não o possuem para que seja ainda mais fácil realizar a diferenciação quando surgir alguma dúvida atrelada ao assunto.


Já começo te dizendo que há mais animais invertebrados, aqueles que não possuem coluna vertebral, do que podemos imaginar. Alguns deles são bem conhecidos, como as aranhas, borboletas, formigas, camarões e centopeias. Outros nomes que fazem parte desse grupo são o polvo, a minhoca, ostras, lagostas e caracóis como esse da imagem abaixo. Bem interessante imaginar a ausência de ossos nesses seres vivos, né?


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Dúvidas