» » Cobra sobe parede? + 3 Curiosidades

Cobra sobe parede? + 3 Curiosidades

Cobras possuem capacidades curiosas e até mesmo surpreendente, algumas delas nos causando certas dúvidas sobre a veracidade. Por isso, nesse post te conto se cobra sobe parede e também outras informações interessantes ligadas ao assunto, olha só:

Cobra sobe parede?


A resposta é que sim, as cobras podem subir paredes, mas é importante saber que isso não acontece com todas as espécies. Assim, de forma mais ampla, podemos citar que essa característica pertence a espécies que não possuem veneno mas ainda assim chamam atenção pelo seu comprimento, a exemplo da Sucuri.

Isso faz com que elas causem certo terror no espaço interno de casas, o que pode acontecer principalmente em locais mais afastados da área urbana e com certa proximidade de matas fechadas, local onde as cobras costumam estar presentes em maior grau.

O que faz com que cobras entrem em casa?


Apesar de causar certo receio no geral, as cobras não tendem a cumprir com a fama de ameaçadoras, já que preferem se manter em locais mais escondidos, o que dá a elas uma maior segurança, possibilitando até mesmo que surpreenda possíveis presas.

Por isso, alguns fatores que contribuem para que cobras entrem em casas são a presença de grama alta, lixo acumulado e até mesmo buracos que podem estar presentes em áreas externas, como jardins.

Como evitar ter cobras em casa?

Sabendo do risco de atrair cobras, é preciso manter a limpeza da sua casa, cuidar de aspectos relacionados a higiene como o descarte correto do lixo e aparar gramas regularmente, uma vez que quintais são uma frequente porta de entrada para cobras.


Assim, uma boa dica é substituir espaços como gramas por pedras decorativas de jardim, além de fechar espaços abaixo de portas e janelas para que as cobras não possam passar por eles, principalmente quando a ocorrência de cobras onde mora for frequente.

O que fazer com uma cobra em casa?


Mesmo que a nossa primeira ação seja ficar com medo e tentar matar o animal, ao encontrar uma cobra em casa essa não é a postura correta, já que existem profissionais responsáveis pelos cuidados com as mesmas.

Por isso, o correto é que chame o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) ou o Corpo de bombeiros, o que fará com que a cobra saia da sua casa em segurança tanto para si quanto para o animal.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Dúvidas