» » Como Alimentar uma Cobra Doméstica?

Como Alimentar uma Cobra Doméstica?

A alimentação da cobra doméstica inclui, geralmente, pequenos camundongos. Além disso, é possível alimentar uma cobra com pintinhos ou uma combinação de insetos, larvas e peixes. No entanto, os camundongos são os animais mais recomendados para serem oferecidos às cobras domésticas, já que uma alimentação muito variada pode expor a cobra a parasitas que causam doenças.


Cobras domésticas se alimentam de ratos e camundongos

Eles podem ser comprados em Pet Shops ou criadouros com este fim. Uma cobra doméstica pode ser alimentada com animais mortos, mas o ideal é que o alimento ainda esteja vivo, assim a serpente pode exercitar seus instintos.

É importante se certificar de que os ratos comprados são bem cuidados e alimentados sem produtos químicos.

Os ratos ou camundongos também podem ser comprados congelados, sendo devidamente descongelados e aquecidos na hora de alimentar a cobra. Essa é uma opção mais prática, já que a alimentação com ratos vivos pode requerer um maior esforço com a compra constante desses animais.

Além disso, nem sempre a cobra vai querer se alimentar do rato vivo no momento, sendo necessário retirar o animal do terrário para oferecer em um outro momento.


Mas há um porém: muitas cobras precisam ser acostumadas a comer os ratos ou camundongos mortos, já que, pelo instinto, caçam e se alimentam de animais vivos.


É válido ressaltar que uma cobra não deve ser alimentada com grilos vivos, pois eles podem comer as escamas da serpente.

Alguns veterinários recomendam que na hora da alimentação o ideal é que você retire a serpente do terrário para alimentá-la, porém se você não se sente seguro o suficiente, faça-o no terrário mesmo.

Por fim, lembre-se de verificar qual a espécime de sua serpente, escolher a presa na circunferência equiparada de seu corpo e perceber qual é a variação de tempo em que ela se alimenta normalmente.

Leia também:

Atualizado em: 27/12/2018 na categoria: Alimentação