» » Onde criar cobras

Onde criar cobras

Como fazer um ambiente agradável para seu animal de estimação.

A criação de cobras é um negócio muito lucrativo, e interessante também, se decidir criar a cobra como animal de estimação. Mas onde e como se deve criá-las?


Primeira coisa que se tem que ter em mente é que precisa de uma autorização do IBAMA para a criação de cobras. Com a autorização do IBAMA, será colocado um microchip no animal, para o controle e legalização. Quando for comprar a cobra, recomenda-se que procure um vendedor especializado e credenciado pelo IBAMA, ou os zoológicos, que já possuem o animal legalizado e em excelentes condições. Mas não custa muito passar em um veterinário antes para saber das condições de seu animal exótico, pois cobras ficam doentes muito facilmente.

O Ambiente

As cobras não são animais que se adaptam facilmente em qualquer lugar, elas precisam de um ambiente que seja o mais próximo possível de seu habitat natural, portanto, além de saber sobre a espécie que comprou, é preciso saber como é o ambiente que essa espécie vive, suas condições climáticas, terreno, etc. Geralmente as cobras vivem em matas fechadas, perto de lagos e rios, com a umidade em torno de 80% e 90%.

O que se pode fazer é um ambiente com gaiolas de vidro, semelhante a aquelas usadas em zoológicos e lojas de animais, sem muita iluminação direta, pois, dependendo da espécie, seus hábitos são mais noturnos que diurnos. É necessário possuir terra e galhos de arvores nas gaiolas, sempre respeitando a temperatura ideal de vida da cobra no ambiente que é de 20°C.


Também se recomenda que se instalem pequenos lagos nas gaiolas. Essas gaiolas devem ter no mínimo 2/3 do tamanho máximo do animal e 1/3 do tamanho máximo em largura e em altura. Esses lagos devem ser grande o bastante para que a cobra possa ficar imersa, se desejar, sempre respeitando ao máximo seu habitat natural.

Alimentação certa

Também deve se levar em conta o tipo de alimentação que pretende dar ao animal, dependendo da espécie os hábitos alimentares são diferentes. E isso influencia no habitat natural da cobra, que pode encontrar dificuldade em se adaptar caso o alimento em questão esteja vivo, e seu espaço de locomoção for limitado.

Assim, seguindo essas dicas, e sempre verificando as características de cada espécie, você pode criar um animal exótico como a cobra de maneira segura, respeitando sempre seu animal de estimação.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Criar Cobras