» » » Comprar veneno de cobra

Comprar veneno de cobra

Comprar veneno de cobra em diversos países é uma atividade comum. No Brasil, existem regras que proíbem a venda e extração, mas para certos grupos é permitido. Você pode sim comprar veneno de cobra, mas apenas de empresas autorizadas e que conseguiram os documentos necessários antes da proibição, em algumas décadas atrás.

comprar veneno de cobr

O veneno de cobra é conhecido como um dos produtos mais valiosos do mercado. A estimativa é que chegue a valer R$ 400 a grama, enquanto uma grama de ouro vale apenas R$ 90 em média. Mas por que comprar veneno de cobra, um item tão caro?


Por que comprar veneno de cobra?

Os compradores são em geral da industria de cosméticos, pesquisadores e instituições de ensino. Não é um produto vendido sem autorização e é preciso provar ao Ibama a sua necessidade de comprar o produto. Por ser altamente perigoso e responsável por diversas mortes, o produto não pode ser vendido em qualquer site ou loja de itens para animais.

Ibama proíbe criação de cobras para extração de veneno

Mesmo sendo um produto valioso, não se pode investir em criação de cobras para extração de veneno. O processo é considerado perigoso e por isso o Ibama não permite.

A extração de venenos de cobra é feita com a serpente anestesiada. Depois que a cobra fica cerca de quatro minutos em um galão de gás carbônico, a cobra adormece. O veneno então é retirado durante quatro minutos, pois em cerca de cinco minutos a cobra já volta a sua atividade normal.

Extraído o veneno, ele ser manipulado com um equipamento especializado conhecido como niofilizador. O equipamento é caro e bem complicado de conseguir, vindo de fontes importadas. O manuseio do animal também é extremamente arriscado, por isso é preciso ser um especialista. Visando os riscos, o Ibama proibiu a extração.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Dúvidas, Peçonhentas