» » Tenébrio gigante: O que é e Para que serve?

Tenébrio gigante: O que é e Para que serve?

Há insetos já bem conhecidos por nós, humanos, inclusive causando certo incômodo em algumas situações. Mas nem todos eles são comumentes lembrados e sabendo disso, hoje queremos te apresentar ao Tenébrio gigante, organizando também maiores informações sobre eles.

Características gerais:

O Tenébrio gigante leva esse nome justamente por conta do seu tamanho acima da média, possuindo geralmente entre 4 e 5 centímetros de comprimento. Para além disso, são caracterizados como besouros, mas antes de alcançar esse estágio passam pelo período larval, quando é mais comum que o vejamos.

Ainda quando larva possuem características similares a outras, já que tem um tom amarelado que se mescla com pequenas manchas marrons. Já quando besouros, ganham uma tonalidade preta e seguem com o seu considerável tamanho, ponto que realmente chama mais atenção para si.


Habitat

Preferencialmente, o Tenébrio gigante opta por se manter em locais mais secos, podendo ser facilmente encontrado em regiões como moinhos e também depósitos voltados para o armazenamento grãos e cereais, o que também faz com que seja considerado uma praga agrícola.

Assim, o espaço rural é onde se alojam e encontram possibilidades de se manter de modo mais presente, tendo em vista a disposição local e também a oferta de elementos da agricultura, para os quais trazem danos ao mesmo passo em que os ajuda a sobreviver.


Curiosidades

Quando pensamos na alimentação dessa espécie, automaticamente somos levados a encarar a sua alimentação curiosa, a base de dejetos em processo de decomposição, como resto de animais mortos e também fezes deixadas por muitos deles.


Isso contribui também para uma outra curiosidade, a de que o Tenébrio gigante é também um agente infeccioso, sendo capaz de produzir doenças com base na transmissão de fungos, bactérias, protozoários e também helmintos.

Comercialização


Grande parte do comercialização de insetos no Brasil é representada pelo Tenébrio gigante, sendo possível o encontrar para comprar no valor estimado de 18 reais, com variações para mais e para menos, no caso dos besouros já formados.

No seu estado larval, o mais comum encontrado no comércio, o valor é de cerca de 10 reais. Aliás, seu uso envolve diversas atividades, como servir de isca para pesca, alimentação de outros animais e também para a espécie humana, que pode o consumir desde a forma de farinha até o inseto propriamente dito, por exemplo.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Diversos