» » O Que Fazer em Caso de Picada de Cobra

O Que Fazer em Caso de Picada de Cobra

Os acidentes envolvendo as serpentes costumam acontecer com mais frequência em áreas rurais, mas as residências também estão sujeitas a ataques , principalmente aquelas que acumulam entulhos de madeiras , telhas, pedras, ou que ficam próximas a locais nessas condições.

Muitos destes locais, com acúmulo de sujeiras e  são perfeitos para enconderijos de ratos , suas presas favoritas , e muitas são atraídas por este motivo.

Se Previna e Seja Rápido

A prevenção continua sendo a melhor alternativa contra os ataques , mantendo a limpeza de locais de residência , e no campo tendo cuidados ao adentrar em matas ou em  plantações, fazendo o uso de botas altas, e caso seja necessário algum manuseio , sempre se utilizar de luvas grossas e alguma vara , para poder manter uma certa distância do animal caso o encontre.

 


Uma cobra só ataca quando agredida.Mas caso aconteça esse  acidente, primeiramente deve se limpar o local com água e sabão , o membro atingido deve ficar estendido , a pessoa deve manter a calma  e ficar deitada,  evitar fazer movimentos para que o veneno não seja absorvido rapidamente e ir imediatamente ao pronto socorro mais próximo.

Não faça torniquete, muito menos corte o local do ferimento , não aplique folhas , terra ou pó de café , essas “receitas” populares podem piorar a situação causando infecção no local.

 

Como é a picada? – Sintomas

As principais características da picada são a dor intensa no local, inchaço, sangramento, e em alguns casos a vítima pode apresentar sintomas de náusea e vômitos. É muito importante tentar identificar qual a espécie do animal, e se possível tentar captura- lá e o levar junto até o atendimento médico para que possa ser aplicado o soro antiofídico adequado, já que existe alguns tipos específicos para determinadas espécies.


O soro antiofídico deve ser aplicado o quanto antes de preferência na primeira meia hora posterior ao ataque, tem um ótimo resultado. No Brasil esses  soros são produzidos  em São Paulo pelo Instituto Butantã, e em alguns outros estados , e são distribuídos pelo Ministério da Saúde para todo o país , sendo disponíveis gratuitamente em toda rede de serviços de saúde.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Cuidados