» » Legalização Para Uso de Cobra como Animal Doméstico

Legalização Para Uso de Cobra como Animal Doméstico

 

Algumas pessoas preferem ter como animais de estimação , bichinhos não tão comuns como cães e gatos , e optam por criarem animais selvagens dentro de suas casas. Muitas pessoas estão escolhendo as serpentes para serem seus companheiros de estimação.


Todos sabemos que retirar animais selvagens de seu habitat natural é considerado crime ambiental, então vem a pergunta: É possível criar esses animais dentro da legalidade? A resposta é sim , mas deve seguir algumas exigências .

 

Adquirindo o animal direto de um criadouro autorizado ou loja credenciada pelo Ibama, é possível ter uma animal com chip e nota fiscal, que são as garantias de que o animal é legalizado e tem autorização para estar em ambiente doméstico. São animais que já nasceram em cativeiro , e não foram coletados da natureza , e que dificilmente se adaptariam.


 

Nem todos os animais são possuem essa liberação pelo Ibama , mas no caso das serpentes , dentre os que estão liberados para serem utilizados como animais domésticos , a mais comum é a jibóia, devido a que não são animais agressivos, são fáceis de alimentar , defecam pouco.

 

Existem alguns cuidados e detalhes importantes , que devem ser levados em conta , antes da decisão de manter um animal desses em casa.

 


As cobras se alimentam geralmente uma vez por semana , e de pequeno animais vivos (para saciar o instinto de caça, porém há opções na internet de venda de camundongos congelados por exemplo) , como ratos , aves , coelhos etc. Deve se avaliar muito bem , se realmente há essa possibilidade quanto a sua alimentação, para muitas pessoas este é o maior fator de desistência ao se adquirir uma serpente.

 

É também necessário um ternário adequado ao seu tamanho quando adulto, que deve conter solo, iluminação e temperatura certas. Este ambiente deve conter terra, madeiras , rochas para que elas se sintam “em casa” . Ao optar por criar estes animais é necessário estar dentro da lei e ter o cuidado correto para garantir seu bem estar a sua saúde.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Criar Cobras