» » Jararaca-pintada: Curiosidades e Informações

Jararaca-pintada: Curiosidades e Informações

Nesse post, te falaremos sobre a Jararaca-Pintada, espécie muito comum no Brasil com a qual talvez você já tenha se deparado. Assim, a conheça abaixo dentre suas mais diversas características:

Características gerais:


A Jararaca-pintada possui esse nome justamente por ter seu corpo esguio composto em grande parte por manchas em tonalidade marrom escura, contendo ainda bordas claras na formação de suas escamas, havendo possibilidade de mudanças de tom mas, em geral, se mantendo dessa maneira.

A sua estatura máxima é de cerca de um metro e por isso são consideradas medianas, mas isso não impede que sejam vistas com considerável receio tanto por outras espécies que dividem habitat com ela quanto pelos humanos.

Habitat


Essa é uma espécie primordialmente terrestre, estando muito presente na América do Sul, sobretudo no Brasil onde há registros de encontros em todas as 5 regiões territoriais do país, apesar de serem mais presentes no Sul do País, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Inclusive, seu habitat é em grande parte formado por lugares como florestas, savanas e campo, o que é propiciado pelos países nos quais as encontramos.

Curiosidades

Curiosamente, a Jararaca-pintada possui um órgão bem específico a sua estrutura corporal, chamado de fosseta loreal, capaz de detectar a presença de suas presas por meio do calor que elas emitem, um sinal de alerta principalmente para quando estão com fome.


Além disso, possui uma surpreendente capacidade de adaptação, resistindo até mesmo a áreas degradas pela ação humana. Mas é preciso frisar que isso não é exatamente algo positivo, já que reflete os danos em seu habitat natural.

São venenosas?


Essas cobras são altamente venenosas e quando paramos para pensar sobre as substâncias presentes em sua peçonha, o receio pode se tornar ainda mais real. Isso porque ele é capaz de causar necrose e hemorragia.

Em casos mais graves, é possível até mesmo que surja a necessidade de amputação dos membros, por isso é fundamental buscar por contato médico assim que obtiver contato com o veneno dessa cobra, assim como acontece em outros casos.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies