» » Como uma cobra come?

Como uma cobra come?

Apesar de espécies de cobras terem métodos diferentes de encontrar e pegar a presa, todas as cobras comem basicamente da mesma maneira. Suas mandíbulas incrivelmente expansíveis possibilitam-lhe capturar animais de tamanho muito maior – e engoli-los inteiros. A mandíbula superior do homem é fundida ao crânio e, portanto, incapaz de se mover, a mandíbula superior da cobra está ligada à caixa craniana através de músculos, ligamentos e tendões, permitindo mobilidade de lado a lado. 

 Como uma cobra come?

A mandíbula superior da cobra se liga à mandíbula inferior pelo osso, que funciona como uma dobradiça dupla de modo aque a mandíbula inferior pode se deslocar, permitindo que a boca possa abrir em um ângulo de mais de 150 graus . Além disso, os ossos que formam os lados das maxilas não são fundidos em conjunto como na parte da frente como no queixo humano. Eles estão ligados pelo tecido muscular, permitindo que os lados se separarem e se movam independentemente uma da outra. Toda essa flexibilidade é útil quando a cobra encontra uma presa maior do que a sua cabeça: a cabeça pode esticar para acomodá-la.

Uma vez que uma cobra está pronta para comer, ela abre a boca e começa a “andar” com sua mandíbula inferior sobre a presa. Seus dentes seguram o animal. De um lado da mandíbula puxa a comida para dentro, enquanto o outro lado avança para a próxima mordida. A cobra molha a presa com saliva e, finalmente, a puxa para o esôfago. A partir daí, usa seus músculos para simultaneamente esmagar a comida e empurrá-la mais profundamente no trato digestivo, onde é discriminado por nutrientes.

Como uma cobra come


Mesmo com todas essas vantagens, comer um animal vivo pode ser um desafio. Devido a isso, algumas cobras têm desenvolvido a habilidade de injetar veneno na presa para matar ou subjugar o animal antes de comê-lo. O veneno inclusive ajuda a digestão processar um pontapé de saída. 

Na parte da frente ou de trás de sua mandíbula superior, as cobras venenosas têm dois dentes afiados que são escavados para permitir que o veneno passe. Quando a cobra faz a inserção desses dentes em sua presa, o veneno é extraído a partir de uma glândula e vai para o animal. A partir dai o animal já pode se alimentar.

Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Dúvidas