» » Como uma cobra anda?

Como uma cobra anda?

A chave para a agilidade das cobras – centenas de vértebras e costelas – está intimamente relacionada com a chave para a sua locomoção: escamas ventrais. Essas escalas retangulares especializadas em forrar a parte inferior de uma cobra, correspondem diretamente com o número de costelas. As bordas inferiores das escamas ventrais funcionam como a superfície de um pneu, segurando a superfície e impulsionando a cobra para a frente.

 Como uma cobra anda

As cobras têm quatro métodos básicos de movimento:


Serpentina – Este movimento também conhecido como locomoção ondulatória, é usado pela maioria das cobras na terra e na água. Começando no pescoço, a cobra contrai seus músculos, empurrando seu corpo de lado a lado, criando uma série de curvas. 

Na água esse movimento facilmente impulsiona uma cobra para a frente porque cada contração empurra contra a água. Em terra, uma cobra geralmente encontra pontos de resistência na superfície (como pedras, galhos) e usa suas escamas para empurrar os pontos de uma só vez, empurrando a cobra para a frente. A cascavel usa pedras como pontos de resistência.

Ondulação lateral – Em ambientes com poucos pontos de resistência, as cobras podem usar uma variação do movimento de serpentina para se locomover. Contraindo seus músculos e arremessando o corpo, elas criam uma forma de S que tem apenas dois pontos de contato com o solo. Quando empurram, as cobras se mover lateralmente. Grande parte do corpo de uma serpente está fora do chão enquanto ele se move.


Caterpillar – Um método muito mais lento do movimento é da lagarta ou retilíneo de locomoção. Esta técnica também contrai o corpo em curvas, mas essas ondas são muito menores formando uma curva para cima e para baixo, em vez de um lado ao outro. Quando uma cobra usa o movimento de lagarta, os topos de cada curva levantam acima do solo enquanto as escamas ventrais sobre o impulso vão contra o chão, criando um efeito de ondulação semelhante à forma como a lagarta parece quando ele anda.

Concertina – Os métodos anteriores funcionam bem para superfícies horizontais, mas as cobras escalam usando a técnica de concertina. A cobra estende a cabeça e a parte da frente de seu corpo ao longo da superfície vertical e então encontra um lugar para aderência com suas escamas ventrais. Para ter uma boa pegada, ela amontoa o meio do seu corpo em curvas apertadas que agarram a superfície ao mesmo tempo que puxa suas cotas, que, em seguida, saem molas para a frente novamente para encontrar um novo lugar para agarrar com suas escamas.

Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Dúvidas