» » Como tirar veneno de cobra

Como tirar veneno de cobra

 

A cobra é um que causa pavor à maioria das pessoas. São inúmeros filmes que retratam ou reforçam este pavor, e quase sempre o nome de cobra trás consigo a impressão do mal. Também não é por menos, são seres de comportamento totalmente selvagem, é um animal que sempre representa algum perigo. Se for cobra peçonhenta então, uma picada pode levar à morte em questão de minutos de acordo com a composição do veneno, sendo que cada cobra tem um tipo de veneno. Assustador, perigoso e muito dolorido, normalmente quem é picado por cobra sento no ato dores incontroláveis , os sintomas são progressivos e se não for atendido com antidoto imediatamente poderá chegar rapidamente a óbito.

 


O Veneno de Cada Cobra

Como cada cobra tem um tipo de veneno específico é muito importante observar o tipo da cobra em caso de alguma fatalidade de ser picado por ela para que no hospital possa ter um tratamento mais adequado. É claro que se a pessoa não tiver a oportunidade de ver a cobra é melhor não perder tempo e correr logo para o hospital, quanto antes o atendimento melhor, para o caso de não identificar a cobra existe o antidoto universal que não tem a mesma eficácia, mas se atendido a tempo pode salvar vidas.

A grande curiosidade é que para um veneno tão fatal, o remédio, antidoto ou contra veneno como também é conhecido, é produzido a partir do próprio veneno da cobra, ou seja é necessário extrair o veneno da cobra para que junte em laboratório com outras substâncias e então produza o antidoto.

No Brasil existem alguns serpentários (criatórios de cobrar), o mais conhecido é o Instituo Butantã que é também o principal instituto de pesquisa sobre animais peçonhentos do país, porém com poucos animais, cerca de 60 no total. O Maior serpentário do Brasil é o Pentapharm que fica na cidade de Uberlândia/MG, é controlado por uma empresa suíça e conta com um estoque de 5000 serpentes, todas da espécie Jararacuçu. Tirar o veneno de cobra ainda é manual, exige muita atenção de quem efetua a operação para evitar acidentes, existem bastante vídeos na internet que mostram como se tirar o veneno das cobras.


A extração tem se tornado um negócio cada vez mais atraente no Brasil e vem chamando alguns investidores para o ramo, porém não basta ter coragem de encarar o animal é preciso ter também coragem de investir dinheiro, montar um serpentário com cerca de 1000 cobras custa em torno de um milhão de Reais, como todo negócio o retorno não é imediato, tem todo uma estrutura a ser montada, controle, etc. Mas uma vez lucrando o retorno é bastante alto, uma cascavel que é uma cobra mais comum, por exemplo, 1 grama do seu veneno custa em torno de U$ 350,00.

 

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Peçonhentas