» » Como Escapar do Ataque de Uma Cobra

Como Escapar do Ataque de Uma Cobra

A grande maioria das espécies de cobras prefere evitar o confronto com seres humanos, algumas são extremamente agressivas, mas só atacam por defesa por se sentirem ameaçadas, ou quando são realmente atacadas. Até mesmo as espécies mais temidas, demonstram esse comportamento.

Como evitar o ataque

A melhor forma de evitar ataques, no entanto é evitar os locais onde as possa encontrar, é preciso procurar saber se o local onde você pretende explorar tem algum registro de aparecimentos das mesmas. A maioria dos ataques acontecem por serem pisadas , sem que a vítima as tivesse percebido. Mas se por impossível evitar o local ter alguns cuidados como utilizar botas de cano alto, ao andar entre matas ou locais propícios, em colheitas, por exemplo, se for manusear a plantação, usar luvas de couro resistentes. Não colocar a mão em buracos no chão, muita atenção ao subir em árvores, algumas espécies sabem se camuflar muito bem em cima delas e passam a maioria do tempo por lá. À noite o cuidado deve ser redobrado.


Cuidados Básicos

Todos esses são cuidados básicos para evitar o encontro com uma serpente, mas se você encontrar alguma pelo caminho deve primeiramente manter a calma, lembrando de sua deficiência do sentido da visão, tente se manter imóvel caso esteja muito perto , evite movimentos bruscos , observe se ela está se afastando , provavelmente se perceber a presença de um possível predador , vai tentar evitar o confronto direto fugindo.

Caso ela esteja vindo em sua direção, provavelmente não tenha percebido a sua presença , tente sair rapidamente mantendo distância adequada para não ser surpreendido com um bote certeiro , que ela desferrará para se defender. Nunca tente manipular uma cobra, mesmo que esta esteja morta, ainda assim há a possibilidade de você se ferir com seu veneno.

Há vários mitos de que as serpentes, principalmente as espécies das Cascavéis, vão atrás das pessoas para atacá-las, mas realmente não é verdade , o que elas querem mesmo é fugir dos predadores humanos.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Cuidados