» » Como alimentar cobras em casa

Como alimentar cobras em casa

Alguns métodos para alimentar seu animal exótico

Você que decidiu comprar uma cobra, mas tem dúvidas de como alimentá-la, aqui vai uma série de dicas para matar a fome do seu novo animal exótico.


Primeira coisa que precisa ter em mente é que cobras são carnívoras, e se alimentam de pequenos animais, e até mesmo de outras cobras (dependendo da espécie), então, precisará sempre ter pequenos mamíferos, aves, repteis mortos para alimentar seu animal.

Como alimentar

Você pode escolher dois jeitos para alimentar sua cobra. O primeiro jeito é pegando animais vivos e colocando a disposição da cobra, para que ela mesma a mate. Dependendo da espécie de cobra que possui, a mesma pode tanto matar por estrangulamento, que é quando a serpente envolve o corpo na vítima, até a sufocar, ou por seu veneno, que é quando a cobra finca seus dentes no animal, injetando assim o veneno no corpo dele, matando em segundos.

O segundo jeito é você mesmo matando o animal, e colocando no local onde a cobra possa vê-lo e assim digeri-lo sem problemas. Esse é o método mais recomendável, porque quando coloca uma animal vivo para a cobra comer, pode haver certa “briga” entre presa e predador, podendo ferir seu animal de estimação. Com o alimento morto, não há esse risco.

Os tipos de animais que as cobras mais gostam são pequenos ratos (geralmente ratos recém-nascidos), pequenas aves, lagartos, ovos, e até mesmo outras cobras, como é o caso da cobra Muçurana, que sua dieta é basicamente outras serpentes. No caso da Muçurana, o animal que mais gosta de comer é a Jararaca.


As cobras não mastigam, elas literalmente engolem sua vítima. Como possui mandíbulas flexíveis, onde as duas partes não estão rigidamente ligadas, alem de outras partes do crânio que também são flexíveis, a cobra é capaz de engolir um animal que tenha um diâmetro maior que a própria cobra.

Após a refeição, a cobra fica no seu período de digestão, que pode durar desde dias, até semanas inteiras, dependendo do tamanho da sua refeição.

Então o que precisa fazer é comprar as pequenas refeições em uma loja especializada e alimentar seu animal exótico, ou mesmo quem sabe, fazer uma criação própria para sempre ter alimento fresquinho para sua cobra.

Só lembrando que cada espécie tem sua peculiaridade, então, dependendo da espécie que tiver, seu tempo de alimentação varia. Portanto, é sempre bom ficar atento ao tipo de cobra que tem, e o período de alimentação de cada espécie.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Criar Cobras