» » Cobras não fecham os olhos

Cobras não fecham os olhos

A classe dos répteis é considerada a mais abundante em excentricidades de todas pelos pesquisadores do assunto.  Você vê animais que mudam de cor, que trocam de pele, podem ter filhotes por ovo ou por ventre e diversas cabeças em um mesmo corpo. E animais que não fecham os olhos! As cobras, por exemplo, não fecham os olhos!

Se você passar na frente de uma cobra pode ficar na dúvida: ela está dormindo ou acordada? Isso porque elas não fecham os olhos. Ironicamente as cobras poderiam possuir pálpebras, mas não possuem. Seus olhos nunca são cobertos e por isso elas podem estar dormindo, mas também podem estar acordadas. Melhor não arriscar, não é mesmo?

cobras


Você pode pensar que já viu uma cobra de olho fechado. Isso porque suas pupilas são destaque em seus olhos. Como são marcantes, você pode pensar que ela está abrindo ou fechando os olhos, quando na verdade estão apenas aumentando a sua pupila, abrindo, para enxergar mais no escuro.

Mas não tente enganar uma cobra jogando areia em seus olhos. Ela pode de fato se dispersar, mas isso não é o suficiente para ela perder sua presa. As cobras possuem sensor de calor em corpo, o que as fazem perceber uma presença estranha por trás de seu corpo. Também possuem ouvidos aguçadíssimos, que mesmo cega não vão deixar que o animal perca a sua presa tão facilmente.

Mas as cobras não são os únicos animais a não fecharem os olhos por toda uma vida. Quem já prestou atenção em um peixinho deve ter notado que este também não fecha os olhos em nenhum momento, nem mesmo para descansar. Mas ele dorme, e fica boiando em um mesmo local quando isso acontece. Os peixes também não têm pálpebras, mas seus olhos são protegidos demais para ficarem cegos por qualquer areia que entra no olho. 


Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Dúvidas