» » Cobras em Encanamentos

Cobras em Encanamentos

Parece até piada, mas encontrar répteis em encanamentos principalmente cobras é mais comum do que imaginamos. Não se sabe o porquê nem como, especula-se bastante sobre o assunto como veremos a seguir.

Encontrar um animal peçonhento na cidade já assusta, mas imagine o baque que é dar de cara com um dentro de casa, escondido nos encanamentos do lar. Primeiramente vem o susto depois àquela pergunta que não quer calar, como ela grande ou pequena, conseguiu chegar naquele local, e o pior o que ela estava procurando?

Como pode um animal que se rasteja de forma tranquila e lenta consegue se locomover sem que ninguém o detecte e o porquê deste deslocamento?


Na maioria das vezes se dá por motivo de busca de alimento, como vivemos em cidades que produzem bastante lixo, e este é um criadouro natural de roedores, principalmente ratos, este pode ser um dos motivos que levam estes répteis a se locomoverem em direção aos grandes centros e buscarem uma vasta alimentação disponível.

Outros creditam ao cruel e criminoso comércio clandestino destes animais, que por descuido acabam fugindo do cativeiro, e por não ser legal, ninguém vem para reclamar a propriedade. Outros ainda creem que elas vieram ainda pequenas e cresceram lá, o que é muito difícil, pois o uso dos encanamentos e o tempo que o réptil leva para crescer, pode derrubar esta corrente.

O que fazer ao se deparar com um animal¿

Infelizmente o medo e a vontade de “aparecer” faz com que alguns agridam o animal, espancando e até mesmo matando o inocente e também assustado bicho. O correto é em cidades que tem policia ambiental, ou controle de zoonoses, isolar a área dos curiosos e crianças, e chamar esta ajuda especializada. Caso não tenham, chamem os bombeiros, que muitos tiveram treinamentos para lidar com esta situação, e não tendo uma corporação disponível, o certo é chamar a autoridade policial que tomará providencias cabível. O certo é não se expor mais do que já estava exposto, não assustar mais o animal, procurar isolar o ambiente, e com certeza, você terá muitas e muitas histórias para contar nos próximos dias sobre o fato.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Cuidados