» » » Cobra Ussuri mamushi

Cobra Ussuri mamushi

Por sua beleza, há quem queira muito encontrar a Cobra Ussuri mamushi no Brasil, mas infelizmente não é possível. Esta cobra do tipo venenosa é estritamente asiática, ou seja: não pode ser encontrada em outras partes do mundo a não ser que tenha sido deslocada de seu real habitat. É uma das cobras mais comuns na ásia e pouco é encontrada em zona urbana, apenas em área verde e mata fechada. Sua coloração marrom com escamas preto e manchas é bem comum e imitada até em couro sintético. Por seu porte pequeno, não é usada na fabricação de acessórios costumeiramente.

Cobra Ussuri mamushi fotos

Características da ussuri mamushi

Fina e de pequeno porte, esta cobra a pouco mais de um metro em sua fase adulta. Por ser muito comum, pode ser encontrada em bandos em diversos locais da Ásia. Há uma versão muito parecida de sua espécie nos Estados Unidos, a Agkistrodon. Até agora se conhece nove sub espécimes deste cobra. Outro de seus nomes conhecidos pelos leitores e pesquisadoras é cobra mocassins asiáticos. Além da Rússia, este animal pode ser visto na Sibéria, Irã, Himalaias do Paquistão, Índia, Nepal, China, Coréia, Japão e as Ilhas Ryukyu.


É um animal peçonhento (venenoso), carnívoro, com vida diurna e pouco entra em hibernação. Chega a gerar no máximo vinte cobrar por ninhada e também pode se alimentar de seus filhotes em busca de nutrição. Comer os filhotes é uma prática comum entre as cobras, em especial quando elas estão sem fonte de alimento por perto. Dar a luz é uma atividade desgastante em níveis de energia e os próprios filhotes são a fonte mais próxima de alimento de tais animais. 

Cobras como a ussuri são conhecidas por serem das mais perigosas. Por serem pequenas, são difíceis de enxergar a olho nu e bem espertas, esperam pelo momento certo para o ataque. Para andar em zonas fechadas verde na ásia, habitat de tais animais, é extremamente importante ter um guia ao seu lado.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies, Peçonhentas