» » Cobra malhada

Cobra malhada

A cobra malhada é uma das mais procuradas por estudiosos e fotógrafos de répteis por sua beleza. Sua pele é na maior parte branca, mas de um branco intenso, com algumas manchas de tons comuns de pele e por isso ganhou o apelido de malhada. Por sua beleza, infelizmente é uma cobra muito procurada por caçadores para a venda da pele para a confecção de sapatos e bolsas de luxo.

Por mais que seja errado a caça predatória do réptil, não podemos negar a beleza da pele do animal em um artigo da moda, não é mesmo? É mesmo uma bela pelagem. Infelizmente a pele descartada da cobra(já que todas trocam de pele no conhecido tempo de muda) não serve para confeccionar peças, por isso  é preciso pegar a cobra viva e mata-la, deixando o animal na lista de extinção.

Cobra malhada


Espécime da Cobra malhada

A cobra malhada é na verdade da família da conhecida sucuri, também sendo conhecida como malhada. Seu nome científico é Eunectes deschauenseei é faz parte da lista da menor espécmie do gênero Eunectes. Ela tem primos malhados de outras espécimes também, mas estes são anomalias. Apenas esta família de cobras já pode nascer com esta pele naturalmente. 

Alimentação da cobra malhada

A alimentação da cobra malhada é semelhante a de suas primas de outras espécimes. Ela segue toda a sua vida se alimentando de pequenos animais como peixes e anfíbios, já que pode passar um tempo na água também. Ela se alimenta preferencialmente de animais vivos e caçados por ela mesma, pois cobras adoram animais com sangue fresco por seu sabor e valor nutricional maior.

Não é uma cobra de grande porte, já que seu tamanho máximo é 3 metros. Seu peso médio é 60 quilos.

Cobra malhada


Habitat da cobra malhada

A cobra malhada pode ser econtrada no Brasil no leste do Pará. Na América do Sul pode ser vista na Guiana Francesa, sendo encontrada raramente em outros paises e sempre tropicais. 

 

Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Espécies