» » A Cobra Mais Venenosa do Mundo

A Cobra Mais Venenosa do Mundo

A Cobra de Barriga Amarela, popularmente conhecida como Taipan do Interior, é a cobra mais venenosa do mundo, cujo nome científico é Oxyuranus Microlepidotus.

A cobra mais venenosa do mundo pode ser encontrada na Austrália. Trata-se de uma serpente terrestre de cor escura e com a barriga amarelada. Apesar de ser extremamente venenosa, não é agressiva.

Taipan do Interior ou Cobra de Barriga Amarela – A cobra mais venenosa do mundo!

O seu veneno é 100 vezes mais tóxico do que o da cobra cascavel. Apenas 0,01 mg/kg dele já pode ser letal. Alguns testes já realizados e divulgados sobre o veneno da cobra de barriga amarela demonstraram que cerca de 100 mg do veneno dessa serpente tem a capacidade de matar mais de 1 milhão de roedores e quase 300 seres humanos adultos.

A picada da cobra mais venenosa do mundo causa paralisia respiratória na vítima. No entanto, se a pessoa picada for rapidamente tratada (em menos de 45 minutos após o ataque), ela pode sobreviver sem sequelas. Caso contrário, a vítima pode apresentar diversos problemas para o resto da sua vida, ou mesmo, ser levada a óbito.

A Taipan do Interior costuma viver em regiões de mata e tem hábitos noturnos, como a maioria das serpentes peçonhentas. A cobra mais venenosa do mundo costuma permanecer dormindo durante o dia e sair à caça de alimentos durante à noite. Seu alimento preferido são os roedores, embora possam se alimentar de aves também.


É durante a noite que as fêmeas fecundadas procuram as melhores condições para depositar os seus ovos. Elas preparam uma espécie de incubadora em solo arenoso ou terra vazada e úmida. Depois de depositar os seus ovos, elas abandonam o local.

Os filhotes são como os de outras serpentes. Eles não necessitam do acompanhamento da mãe para se desenvolverem, aprenderem a atacar ou se defender.

Cobras mais venenosas do mundo

Depois da Cobra de Barriga Amarela (que seria a número 1 dessa lista), as 9 cobras mais venenosas do mundo, por ordem decrescente, são:

10º – Cobra real (Ophiophagus hannah)

9°- Cobra da Morte (Acanthophis antarcticus)


8°- Víbora de Russel (D. Russelli)

7°- Cobra Filipina (Naja philippinensis)


6°- Serpente Tigre (Notechiss Dp)

5°- Mamba-Preta/Negra (Dendroaspis polylepis)

4°- Taipan Comum (Oxyuranu scutellatus)


3°- Krait Malasiana (Bungarus candidus)

2°- Cobra Marrom (Pseudonaja textilis)

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Peçonhentas