» » Cadeia Alimentar da Cobra – Quem Come Cobra e O Que a Cobra Come

Cadeia Alimentar da Cobra – Quem Come Cobra e O Que a Cobra Come

Todas as cobras conhecidas são carnívoras e poucos animais atrevem-se a se alimentar delas. Isso faz com que as cobras estejam entre o topo da cadeia alimentar. Geralmente elas se alimentam de pequenos mamíferos, roedores, aves, répteis, insetos e ovos. O animal que come a cobra na cadeia alimentar é, geralmente, a águia e outras aves de rapina, como corujas e gaviões.

O que a cobra come?

As serpentes, popularmente chamadas de cobras, podem comer uma enorme variedade de animais, como:

  • Pequenos mamíferos, principalmente quatis, gambás, guaxinins e roedores;
  • Aves, como garças, gavião carcará e gavião pombo-pequeno;
  • Anfíbios, peixes, caramujos e lesmas;
  • Ovos;
  • Outras cobras. A muçurana, por exemplo, se alimenta de jararacas.

Por mais que a maior parte das espécies de serpentes não seja muito grande, isso não dificulta, em alguns casos, que elas se alimentem de animais muito maiores do que o seu próprio corpo.


Leia também:

  1. Os Hábitos Alimentares das Cobras
  2. A Melhor Alimentação para as Cobras

Esse fato excepcional da alimentação das cobras deve-se a diversos fatores de sua estrutura anatômica e de seu comportamento. Um desses fatores é a excepcional abertura das mandíbulas que as serpentes são capazes de realizar quando vão engolir suas presas.

As cobras são capazes de desarticular sua mandíbula inferior, possibilitando, assim, que sua boa possa se abrir em um diâmetro maior do que seu próprio corpo.

O fato é que as cobras conseguiram desenvolver em sua evolução um conjunto de ossos e articulações em suas mandíbulas e no crânio capazes de se expandirem quando a cobra está a engolir sua presa.

Não podemos esquecer também o fato de diversas cobras possuírem potentes venenos. Dessa forma as cobras venenosas conseguem abater animais de tamanho considerável apenas com uma picada.


Quem come a cobra na cadeia alimentar?

O animal que come a cobra na cadeia alimentar é, geralmente, a águia e outras aves de rapina, como corujas e gaviões. Outros animais que comem cobras são a galinha d’angola, seriema, guaxinins e texugos (que elas também se alimentam), alguns lagartos e espécies de répteis. Algumas espécies de serpentes de maior porte também chegam a comer outras serpentes.

Vale ressaltar que a grande maioria das cobras são comidas quando ainda são filhotes, pois trata-se do período em que são indefesas e vulneráveis. Já adultas, os seus predadores resumem-se mesmo às águias e demais aves de rapina.

As serpentes são muito importantes para o equilíbrio ecológico, pois são as responsáveis pela manutenção adequada de suas presas. E é por esse motivo também que elas são muito importantes para o homem, pois comem ratos e muitos insetos nocivos para nós.

 


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Alimentação