» » Cuidados com venenos de cobras

Cuidados com venenos de cobras

Picadas de cobras venenosas podem ter atingido mais pessoas em 2012 do que a média. A maior parte foi por acidente, por pessoas que não tiveram cuidado com a prevenção, aproximação correta do animal e acabaram por ficar doentes. Você já pensou no que fazer se uma cobra te picar?

veneno de cobra

Chupar o veneno da picada?

Alguns pensam que se e eu chupar o veneno de uma picada de cobra irão se livrar dele ou ao menos prolongar sua vida. Este truque já foi transmitido em alguns filmes e algumas pessoas acreditam que funciona mesmo. De certa forma sim. Os dentes da cobra levam o veneno até a corrente sanguínea, que acaba por matar o individuo de forma mais rápida, porque é levado diretamente ao coração.

O veneno de cobra pode se retardar em seu processo de circulação no sangue com a sucção pela ferida aberta. Não é algo como nos filmes, em que pode salvar uma vida, mas é uma medida mais ou menos eficiente. 

Existe remédio contra veneno de cobra?

Sim, existe um sono chamado soro antiofídico. Contudo, é preciso saber ao menos qual a espécime de cobra ou narrar os sintomas de forma eficiente para que seja ministrado o veneno correto. Existem diversos tipos de soros para as cobras prontos em hospitais e postos específicos para atendimento em caso de picadas de cobras peçonhentas.


Veneno de cobra mata na hora?

Assim como alguns outros tipos de venenos, depende do peso da pessoa e da força do veneno. Uma cobra ainda filhote pode não fazer mal algum a um adulto, mas causar a morte de uma criança porque, de baixo peso, o veneno age mais rápido no corpo menor. Logo, uma pessoa mais gorda pode sofrer menos com venenos de cobra que as magras. No geral os venenos de cobra demoram algumas horas para serem fatais, mas há alguns que dão sinais em alguns minutos após a contaminação.

 

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Peçonhentas