» » Todas as Cobras são Carnívoras!

Todas as Cobras são Carnívoras!

Você pode se deparar com uma cobra entre árvores, mas com certeza não vai ver este animal comendo plantas. As cobras são animais assustadores justamente por seus hábitos alimentares: elas só comem carne. Seja qual for a espécime ou o local de seu habitat natural do mundo, não existem cobras vegetarianas.

cobra comendo

A dieta das cobras

Todas as cobras são carnívoras. Sua dieta inclui roedores, pássaros e ovos, mamíferos, insetos, répteis, anfíbios e peixes. O alimento principal da cobra varia de acordo com o local onde ela vive, seu habitat. Se está comumente em copas de árvores, costuma se alimentar de aves e ovos abandonados nos ninhos, por exemplo.

O uso do veneno na alimentação da cobra

Cobras venenosas matam ou paralisam suas presas injetando veneno nelas com a ajuda de suas presas. O veneno paralisa o sistema nervoso da vítima, causando hemorragia interna ou fraqueza. Outras cobras, como a anaconda ou sucuri, matam suas presas apertando-as até a morte. Estas são as chamadas cobras constritoras, como também é a jararaca.

Este aperto nem sempre esmaga os ossos da presa, mas é mais provável que ele a mate sufocando. Cobras não mastigam os alimentos, elas os engolem.


A digestão da cobra

Depois de comer a serpente permanece inativa para digerir sua comida. A digestão é uma atividade cansativa para este animal, especialmente se a vítima era grande. No processo de digestão uma cobra consome muita energia. Em algumas espécies, como a cobra cascavel do México, a temperatura do corpo aumenta cerca de 14 graus Celsius.

Se uma cobra é incomodada depois de ter comido, ela regurgita a sua refeição para escapar mais rápido, pois com o peso ela não fica tão ágil. Uma grande refeição pode manter uma cobra alimentada por muito tempo. A sucuri e a cobra píton podem ficar sem comer por até um ano se elas comeram um grande animal. 

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Alimentação