» » » 21 Sintomas de Picada de Cobra

21 Sintomas de Picada de Cobra

Os sintomas de picada de cobra mais comuns são as marcas de dentes no local, dor, formigamento, inchaço, manchas roxas e sangramento. Nem todas as cobras venenosas provocam as mesmas reações. Os sintomas de mordida de cobra podem incluir, também, dificuldade em abrir os olhos e para respirar, visão turva ou dupla, pálpebras caídas, diarreia, alteração dos batimentos cardíacos, fraqueza, vômitos e desmaio, paralisia, convulsão e choque, dentre outros.

sintomas de mordida de cobra

Somente 15% das serpentes do mundo oferecem risco ao homem através de sua picada ou mordida, por serem peçonhentas ou conterem substância tóxicas em sua saliva. Os acidentes mais comuns acontecem com as serpentes jararacas, cascavéis, corais e surucucus, cujos sintomas são os seguintes:

  • Jararacas: inchaço, dor, manchas roxas e sangramento no local da picada ou na gengiva, gangrena, bolhas ou abscesso, possibilidade de sangue na urina e insuficiência renal aguda;
  • Cascavéis: sensação de formigamento no local da picada, ferimentos sangrando e com pequenas manchas roxas, necrose local, dificuldade em abrir os olhos, que ficam caídos, dando aspecto sonolento à vítima, visão turva ou dupla, dor muscular geral e urina vermelha, além de insuficiência renal;
  • Coral verdadeira: a reação no local da mordida é menor. A peçonha provoca visão dupla, pálpebras caídas, dificuldade para respirar e para engolir;
  • Surucucu: o local da picada fica inchado, dolorido e apresenta sangramento. Outros sintomas incluem diarreia e alteração do ritmo cardíaco.

O que fazer se você foi mordido por uma cobra?

O primeiro passo é manter a calma. Como o veneno se espalha pela corrente sanguínea, quanto mais rápido o coração bater, mais rápido o sangue vai fluir e o veneno vai se espalhar pelo corpo mais rapidamente.

Aplicar gelo no local da ferida é uma boa opção para tentar desacelerar a fluidez do veneno. Fazer um torniquete imediatamente pode ajudar, mas não deve ser feito muito apertado ou 30 minutos após a picada ou mordida.


É importante tentar identificar a serpente que deu a picada ou mordida para saber se a mesma é venenosa ou não.

Tente ficar parado o máximo possível até encontrar ajuda. Dirija-se ao hospital mais próximo possível e, caso consiga, leve a cobra ou observe o animal para que os profissionais ministrem o soro antiofídico adequado.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Cuidados, Peçonhentas