» » Por Onde as Cobras Defecam – Onde Fica o Ânus da Cobra?

Por Onde as Cobras Defecam – Onde Fica o Ânus da Cobra?

As cobras não têm ânus, mas defecam pela cloaca, que fica localizado em sua cauda, um pouco antes do fim do corpo. Nas fezes das cobras estão os elementos que não digeridos de sua presa, como dentes e pelos.

É também através da cloaca que o ácido úrico excretado pelos rins e seus ovos, no caso das cobras ovíparas, são eliminados.

Vale ressaltar que cobra é o nome popularmente utilizado para designar todos os tipos de serpentes, mas as cobras são, na verdade, um tipo de serpente.


Aparelho digestivo das cobras

O aparelho digestivo das cobras percorre todo o seu corpo e é composto por estômago, fígado, vesícula biliar, intestino delgado, intestino grosso e reto, finalizando na cloaca, que é por onde elas fazem cocô.

As serpentes engolem sua presa inteira, sem mastigá-la, e ela fica em seu estômago para ser digerida pela ação dos sucos gástricos, mas sua digestão já se inicia desde a boca.

Dependendo do tamanho da presa engolida, que em alguns casos pode ser maior do que a própria serpente, a digestão leva muitas semanas para ser finalizada.

Esse é um período em que a serpente se encontra muito vulnerável e incapaz de lutar com uma presa muito grande ou um predador.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Alimentação