» » Cobra Píton, a Maior Serpente do Mundo

Cobra Píton, a Maior Serpente do Mundo

A cobra píton pode ser encontrada na Ásia e na África com comprimento máximo de 7 metros. As cobras do gênero Python, da família Pythonidae, não são venenosas e englobam 7 espécies, incluindo:

  • Píton-reticulada (Python reticulatus);
  • Píton amarela ou píton albina (P. molurus bivitattus albina);
  • Píton-real (P. regius);
  • Píton birmanesa (P. molurus bivittatus);
  • Píton africana (P. sebae) e outras.


A cobra píton é uma cobra constritora, ou seja, mata suas presas enrolando-se em seu corpo. Apesar de não possuir dentes inoculadores de veneno, ela tem presas curvadas para segurar as suas vítimas. A maior píton do mundo é uma píton-reticulada, a Medusa, a maior serpente do mundo.

Píton-reticulada

A píton-reticulada é uma espécie das cobras do gênero Python, a maior serpente do mundo, confirmada oficialmente pelo Guinness Book of Records pela serpente batizada com o nome Medusa, que media 7,67 metros.


A coloração de sua pele tem padrão geométrico com tons variados, como marrom, amarelo, dourado, possui um padrão geométrico complexo de cores, com tons e formas variados.

Essa espécie vive no Sudeste da Ásia, em florestas tropicais e pastagens, rios e áreas com riachos e lagos. Se alimenta de mamíferos, aves e até de seus próprios predadores, os crocodilos.


Uma píton-reticulada pode colocar até 80 ovos e seus filhotes podem nascer com até 61 cm de comprimento. Normalmente não atacam humanos, mas possuem capacidade para matar um, com supostas ocorrências de mortes.

Píton birmanesa amarela ou píton albina


A píton amarela é a píton birmanesa albina (Python molurus bivitattus). Elas vivem no sudeste e sudoeste da Ásia e podem chegar a até 5 metros de comprimento. Elas se alimentam de mamíferos de grande e médio porte, como cervos, porcos selvagens e roedores, répteis e aves, e podem chegar a atacar humanos.

A píton birmanesa é normalmente marrom clara com grandes manchas marrom escuras. No entanto, quando albina, sua coloração é amarelada e esbranquiçada. São cobras raras e as terceiras maiores do mundo, podendo colocar até 80 ovos.

Píton-real

A píton-real (Python regius) é a menor das pítons, chegando a atingir entre 1,20 e 1,50 m de comprimento, encontrada no oeste central e ocidente da África.

São ovíparas e colocam de 3 a 11 ovos. Sua coloração segue padrões geométricos em diversos tons de marrom e marrom amarelado. São ideais para serem mantidas em cativeiro.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies