» » » Cobra papa-ovo

Cobra papa-ovo

O nome diz um o aspecto principal desta espécie: ela se alimenta de ovos. A Cobra papa-ovo, ao contrário de muitas primas e irmãs cobras, alimenta-se sobretudo de ovos das mais diversas espécies, tanto de outras cobras como de aves da região onde estiver instalada como habitat natural.

Cobra papa-ovo

Características da Cobra papa-ovo

Chegando a pouco mais de 75 centímetros de comprimento na fase adulta, esta cobra tem escamas bem proeminentes, por isso de destaca visualmente de outras cobras. Pode ter manchas verde e amarela ao longo do corpo, mas pode nascer também com um tom acinzentado em todas as suas escamas.

O mais interessante deste animal é seu hábito de comer ovos como única forma de alimentação. Por ser uma cobra de pequeno porte, ela causa estranheira quando flagrada comendo um ovo de ave muito mais que sua boca. Sua mandíbula se estende em um movimento suave e ela devora todo o ovo, rejeitando posteriormente as casas.

Segundo pesquisadores, a alimentação desta cobra é uma das mais ricas, pois ovos são fontes de nutrientes em grande quantidade e deixam um hiato de dias para a necessidade de uma nova refeição no animal. A cobra, por sua vez, pode passar mais de dois dias digerindo um ovo, dependendo do seu tamanho.


Reprodução da Cobra papa-ovo

Esta cobra é do tipo ovípara, ou seja, ela coloca ovos em uma grande quantidade. Pode, como muitas cobras fazem, eventualmente se alimentar dos próprios ovos. O tempo de incubação é mínimo, com os filhotes nascendo assim que os ovos são postos.

Habitat da Cobra papa-ovo

A Cobra papa-ovo é mais comumente encontrada em clima seco, tendo como habitat natural principal as matas africanas. Ainda não foi encontrada no Brasil em processos que não sejam de migração forçada. 

Confira um vídeo do animal em ação, no momento de sua alimentação:

http://www.youtube.com/watch?v=TRuB1UZBTns


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies, Verde