» » Carne de Cobra – Onde se Come?

Carne de Cobra – Onde se Come?

O Brasil é um dos países do mundo onde mais se consome proteína vinda de carnes. Frango, boi, peixe e uma série de outros animais servem de alimento na mesa brasileira. Todas elas cheias de nutrientes e repletas das vitaminas necessárias para o bom funcionamento do corpo humano.

Mas há países onde a proteína vem de animais diferentes, exóticos, que nós não estamos acostumados a comer. Cachorro, gato, cavalo, capivara, jacaré, coelho e cobra são alguns dos animais que proporcionam proteína para a culinária e a gastronomia de vários países da Ásia.

Mas há países onde se come cobra? Será que a cobra tem nutrientes saudáveis para o corpo humano? Como fazer para prepará-la? Onde ficam os países onde a carne de cobra é um alimento comum na hora de se alimentar?


Carne de cobra

Como já dito acima, a carne de cobra não é consumida tipicamente nas refeições do Ocidente. Porém, este tipo de proteína é bastante comum em países orientais. Por incrível que pareça, a carne de cobra apresenta vários benefícios à saúde.

A carne de cobra é mais saudável, menos gordurosa e menos calórica do que a carne de lombo, por exemplo.

Apesar de não ser comum, alguns restaurantes já vendem pratos feitos com carne de cobra em restaurantes do Ocidente e os pratos ganham status de sofisticação e são servidos como uma das carnes mais exóticas do mundo.


Há diversos tipos de carnes entre as mais apreciadas. Cascavel e píton estão entre as espécies mais apreciadas na culinária asiática. A cascavel, por exemplo, é utilizada em churrascos e é servida com molho de chilli. Na tradição chinesa, por exemplo, as cobras são consideradas aquecedoras de alimentos e seu sangue é misturado às bebidas.

Dizem que a carne de cobra, seja ela de qual espécie for, possui um sabor semelhante ao do frango e se aproxima bastante à carne de rã. Quem já comeu carne de rã sabe que o sabor é bem parecido com o de cobra.

Por conter muito músculo, a carne de cobra tem que ser bem preparada, preferencialmente em uma panela de pressão, para que ela possa amolecer e agradar ao paladar de quem for comer. Deve-se cortar a cabeça e tirar as escamas do animal. A carne branca é aproveitada, menos da parte do rabo.  Depois de temperada, a carne também pode ser assada.

A carne de cobra contém aproximadamente 93 calorias por 100 gramas de carne, portanto um nível alto de proteína. Isso corresponde à metade da quantidade de calorias e gorduras contidas em um bife de carne bovina, por exemplo.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Alimentação