» » Cobras comem seus filhotes

Cobras comem seus filhotes

No mundo animal o canibalismo é algo natural. Ou seja: animais comendo animais da própria espécie. Para os humanos é um dos crimes mais hediondos, mas animais não possuem o nível de raciocínio que os humanos. Para os bichos, comer seus filhotes não é apenas natural como aceitável. Não se espante, mas cobras comem seus filhotes.

cobras comem seus filhotes

Cobras não reconhecem filhotes como filhos

Se você comparar uma cobra a um cachorro, vai ficar espantado em observar que os filhotes de cobra são chocados e jogados ao léu. Mas até mesmo os cachorros fazem isso. Gatos e cachorros reconhecem suas crias até elas ficarem maduras e mamarem. Depois disso, são cachorros como outros qualquer e cruzam com seus próprios filhos, bem como os filhos se atraem pela mãe no cio. 

Com as cobras a relação é ainda mais dura: nasceu, já é do mundo. Elas não sabem que são seus filhos, pois não precisam mamar e não há qualquer relação de amorosidade entre os pequenos répteis e a chocadora. É por isso que assim que nascem as novas cobras acabam por sair do ninho e partir para desbravar o mundo em busca de alimentos. Os passarinhos ainda se alimentam com comida trazida pela mãe, mas no universo das serpentes isso não acontece.

Cobras competem com cobras

Existem diversos motivos para uma cobra comer seu filhote. Um deles é a competição por alimento. Em uma terra escassa de fontes, as cobras menores são a fonte mais próxima de alimento e a mãe acaba por as comer. Fato semelhante acontece entre uma super população de ratos. Quando na falta de comidas, os ratos comem seus próprios filhotes, mesmo não sendo carnívoros.


Outro fator que faz as cobras comerem seus filhotes é a fraqueza após o parto. Buscando nutrientes depois de chocar seus ovos, elas acabam por se alimentar da fonte mais próxima e também mais saudável: seus filhotes vivos.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Criar Cobras